Alcatel-Lucent anuncia lightRadio, sistema que visa melhorar redes de celulares

Imagem de: Alcatel-Lucent anuncia lightRadio, sistema que visa melhorar redes de celulares

Alcatel-Lucent lightRadio

Fonte da imagem: divulgação/Alcatel-Lucent

lightRadio é o nome de um novo sistema de hardware desenvolvido pela Alcatel-Lucent, o qual foi criado para substituir os atuais equipamentos de transmissão local de sinal de celular. A fabricante divulgou recentemente que os novos aparelhos devem chegar para dobrar a quantidade de bits que trafega entre os smartphones e as torres.

Atualmente é necessário um equipamento para cada tipo de sinal de rede. Com o lightRadio essa situação deve mudar, pois o produto possibilitará a transmissão de múltiplos sinais, ou seja, 2G, 3G e até 4G com apenas um aparelho. Ao contrário dos atuais equipamentos, os novos produtos da Alcatel-Lucent não precisarão de atualizações de hardware para operar com os diferentes sinais de rede.

Segundo a fabricante, o software destes produtos já vem preparado para receber atualizações futuras, as quais permitem que cada operadora configure os transmissores para trabalhar com diferentes tecnologias. Como se não bastasse, a fabricante informa que o lightRadio possibilitará a diminuição do emaranhado de fios, deixando os postes livres para a instalação de equipamentos de outros serviços (como TV a cabo e linhas de telefonia fixa).

Estudo da Alcatel-Lucent

Fonte da imagem: divulgação/Alcatel-Lucent

Outra novidade que deve fazer da tecnologia uma excelente opção para as operadoras diz respeito à estabilidade do sinal. Enquanto muitos equipamentos atuais falham e deixam centenas — até milhares — de pessoas sem uma linha telefônica, os novos produtos da Alcatel-Lucent funcionam em grupos. Assim, quando um aparelho falha, os demais assumem a tarefa dele, garantido que os usuários não percam nenhuma das redes de dados.

As especificações anunciadas pela Alcatel-Lucent indicam que as antenas (que têm formato cúbico) presentes no lightRadio vão comportar amplificadores e componentes para operar com sinais entre 1,8 e 2,6 GHz. Além disso, os novos equipamentos terão pouca perda de dados e terão gasto de energia reduzido.

Tantos benefícios ainda devem vir acompanhados de um baixo custo. A Alcatel-Lucent anunciou que a construção, instalação e a baixa demanda por energia destes produtos deve reduzir os valores para as operadoras em até 50%. Nenhuma operadora demonstrou interesse na tecnologia até o momento.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.