Dicas do Windows 7: como alterar o Menu do Windows 7 para o modo clássico

Imagem de: Dicas do Windows 7: como alterar o Menu do Windows 7 para o modo clássico

Nem todo mundo aderiu às novas versões do Windows: o Vista, lançado em 2007, e o Windows 7, lançado em meados de 2009. Porém, o número de usuários dos dois sistemas vem crescendo gradativamente.

Uma das principais diferenças notadas por aqueles que estão migrando do Windows XP para o Vista ou o Windows 7 está no Menu Iniciar das novas versões. Isso porque a Microsoft decidiu abandonar o estilo cascata de exibição e adotou um efeito mais moderno.

Porém, nem todos gostaram da mudança. Foi justamente pensando nisso que o Baixaki preparou este tutorial. Nele você pode acompanhar todos os passos necessários para ter o Menu do Windows 7 no modo clássico (ou parecido).

O passo a passo

Na realidade, o Menu Iniciar do Windows 7 não sofrerá nenhuma alteração. O que este tutorial ensina é adicionar uma Barra de ferramentas à Barra de tarefas do sistema de maneira que ela exiba os programas em modo cascata, como no menu clássico. Confira abaixo todas as etapas necessárias para que isso seja possível.

1. Crie uma Barra de Ferramentas

Para começar, é preciso que você crie uma nova Barra de ferramentas. Isso pode ser feito clicando com o botão direito do mouse sobre a Barra de tarefas e escolhendo a opção “Barra de ferramentas”. Em seguida, clique em “Nova barra de ferramentas...”.

Criando nova Barra de ferramentas

2. Programas...

Ao realizar o passo acima, uma janela do Windows será exibida, a qual permite que você navegue pelas pastas do computador e encontre aquela que deseja adicionar à Barra de tarefas. Na parte mais inferir dessa tela é possível visualizar o campo “Pasta”. A fim de tornar o processo mais simples, digite o seguinte comando nesse campo:

%ProgramData%\Microsoft\Windows\StartMenu\Programs

Esse comando pode ser utilizado em qualquer versão do Windows 7, independente do idioma padrão do sistema. Para finalizar o processo, clique em “Selecionar pasta”.

Digite e comando e clique em

3. Finalizando

Pronto, agora você já pode visualizar todos os programas e ferramentas do sistema no bom e velho Menu em cascata do Windows. O legal é que o usuário pode colocar o menu em qualquer posição da Barra de tarefas.

O novo menu!

Não há segredo algum na criação de um Menu clássico no Windows 7. Seguindo os passos descritos acima, fica ainda mais simples! Se você é fã e sente falta do Menu Iniciar das antigas versões do sistema da Microsoft, aproveite para voltar no tempo e ter um menu sendo exibido em modo cascata.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.