Novidades da plataforma Meego para celulares

Imagem de: Novidades da plataforma Meego para celulares

Meego, a plataforma da Nokia

A plataforma Meego para celulares, tablets e outros dispositivos móveis, criada pela parceria entre Intel e Nokia, liberou em junho um vídeo que mostrava as funcionalidades da versão 1.1 do software, e comunicava que os desenvolvedores podiam colocar as mãos na massa para criar seus próprios aplicativos.

Baseado na plataforma Linux, a versão para desenvolvedores lançada em 30 de junho dava aos usuários a liberdade de trabalhar com o código e criar os aplicativos para uso nos aparelhos que serão lançados, supostamente ainda no final deste ano.  A data de lançamento oficial do Meego 1.1 era outubro, em uma nova fase de desenvolvimento do sistema operacional.

E agora?

Pois outubro está aí e, no último dia 13, um post no Blog oficial do projeto deixou muitos com ainda mais vontade de conferir o aparelho. De acordo com Harri Hakulinen, criador do texto, comenta que chega em breve uma atualização para o sistema operacional, dando aos desenvolvedores ainda mais opções para a criação de aplicativos.

De acordo com o post, a atualização permitirá que usuários do N900 (que roda o sistema Maemo) também sejam capazes de rodar o Meemo no aparelho, ao mesmo tempo. Com isso, desenvolvedores serão capazes de testar os aplicativos criados com a estrutura Qt nos dois sistemas.

Desenvolvedores vão poder testar seus sistemas operacionais

Porém, Hakulinen comenta que é necessário saber exatamente o que está fazendo, uma vez que o Meego é um projeto de código aberto. Segundo ele, instalar a imagem é por conta e risco do proprietário do N900 e, caso ele não saiba o que está fazendo, melhor que não o faça.

Como líder do time que lida com o projeto do Meego para o N900, Hakulinen comenta que a versão 1.1 do sistema operacional está em fase final de desenvolvimento, criando um ótima base para que os desenvolvedores façam seus trabalho.

Além disso, o desenvolvimento da versão Meego 1.2 já foi iniciada, ou seja, tudo corre bem com o a criação do sistema que promete ser usado por smartphones, televisões e tablets. Vale a pena esperar por mais informações sobre o assunto, uma vez que de haverá entre os dias 15 e 17 de novembro uma conferência da plataforma em Dublin, Irlanda.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.