Android: como transformar seu aparelho em uma babá eletrônica

Imagem de: Android: como transformar seu aparelho em uma babá eletrônica

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Os smartphones e tablets abriram portas para diversas atividades que antes só eram possíveis com o uso de produtos específicos. As babás eletrônicas, por exemplo, custavam muito e eram limitadas.

Agora, ao instalar um app no seu Android, você pode rapidamente transformar seu celular (ou tablet) em uma babá eletrônica e ficar de olho no seu filho mesmo quando você está em outro cômodo da casa.

Na Google Play, há uma série de apps que oferecem essa funcionalidade, sendo que alguns servem apenas para capturar áudio e outros oferecem recursos para gravação de vídeos. Hoje, vamos mostrar alguns programas que podem ajudá-lo nessa tarefa e orientá-lo no processo de configuração das babás eletrônicas.

Você vai precisar de...

  • Um tablet ou smartphone com microfone (preferível se tiver câmera) para instalar no quarto onde fica o bebê
  • Um tablet ou celular para receber as informações à distância
  • Android 2.3 ou superior
  • Uma rede sem fio para conectar os dois aparelhos

Dormi – Baby Monitor

Este programa serve apenas para capturar e transmitir áudio. A monitoria acontece em tempo real, mas a versão gratuita do aplicativo dá direito à utilização por apenas 4 horas. De qualquer forma, vale testar e verificar se o Dormi - Baby Monitor atende às suas necessidades.

  1. Baixe e instale o Dormi – Baby Monitor nos dois aparelhos (o gravador e o receptor);
  2. Clique em “Accept & Continue” para concordar com os termos de uso;
  3. O app mostrará uma mensagem informando que o gadget não está emparelhado. Toque na seta para parear os dispositivos (ambos devem estar com o Dormi aberto);

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  4. Na tela seguinte, o programa exibe a lista de aparelhos para conectar. Selecione o modelo do seu celular ou tablet ao qual deseja estabelecer comunicação;
  5. Confirme o pareamento no outro dispositivo;
  6. Agora, na parte superior da tela, defina qual aparelho é o do bebê (Child device) e qual é dos pais (Parent device);

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  7. O som será gravado em tempo real e transmitido para seu celular.

Baby Monitor AV

Caso você queira monitorar seu bebê com áudio e vídeo, este aplicativo pode ser uma opção interessante. Na versão gratuita, ele não oferece a captura ininterrupta, mas é possível gravar 10 minutos de vídeo (sendo necessário reativar o app manualmente para capturar mais 10 minutos). A interface do Baby Monitor AV não é elegante, mas ele funciona muito bem.

  1. Baixe e instale o Baby Monitor AV nos dois aparelhos (o gravador e o receptor);
  2. Abra o programa no dispositivo que ficará no quarto do bebê e configure como preferir (é possível capturar até 4 frames por segundo);

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  3. Posicione o gadget no local desejado e clique no ícone do walkie-talkie;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  4. No seu celular, pressione o botão do olho e aguarde até que a conexão seja estabelecida. Pronto, agora é só vigiar seu filho.

Baby Monitor

O Baby Monitor não transmite áudio nem vídeo, mas ele monitora a criança e verifica quando ela está chorando. Ao constatar que há muito barulho no quarto, o programa tira uma foto e envia uma mensagem para o número de celular do pai do bebê. O Baby Monitor é totalmente gratuito e vem apenas com algumas propagandas.

  1. Baixe e instale o Baby Monitor no dispositivo que vai monitorar o bebê;
  2. Abra o programa e clique em “Baby Alarm”;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  3. Leia as instruções e políticas de uso e, então, pressione o botão “I hereby confirm that I have read the information.”;
  4. Digite o número de celular (com DDD) no campo superior, selecione se você deseja receber uma mensagem ou um telefonema e marque se o programa deve capturar uma imagem. Por fim, ajuste a sensibilidade conforme o que achar necessário;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  5. Clique em “Start the baby monitor” e aguarde para ser avisado quando seu filho estiver precisando de você.

Essas são apenas algumas opções para você aproveitar aquele velho tablet que já não tem tanta utilidade e, de quebra, monitorar seu filho. Esperamos que algum deles tenha serventia. Você tem outras dicas? Não deixe de compartilhar conosco.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.