Android: como instalar aplicativos APK

Imagem de: Android: como instalar aplicativos APK

Os aplicativos disponíveis na internet para o Android são tantos que você nunca conhecerá todos – até porque muitos são de qualidade duvidosa e não merecem muito reconhecimento.

Instalar qualquer app a partir da Play Store é simples, pois requer poucos toques na tela. Contudo, nem sempre você consegue acessar a internet usando o celular, impedindo a adição de novos recursos ao seu aparelho.

Caso a sua versão do Android conte com um gerenciador de arquivos nativo ou você já tenha instalado um recurso do tipo antes do problema de conexão, é possível adicionar novos apps ao seu smartphone com certa facilidade; basta ter acesso ao arquivo APK do programa e um cabo para transferi-lo do computador.

Pré-requisitos

Faça você mesmo

Este tutorial é uma continuação lógica do artigo Como salvar arquivos APK da Google Play no seu computador: é preciso partir dele para conseguir realizar os passos a seguir — a não ser que você já tenha algum arquivo APK disponível no computador.

Uma vez com um aplicativo baixado, você precisa passá-lo para o celular. Conecte-o ao PC usando um cabo USB e abra a pasta do cartão SD do aparelho no Windows Explorer; seu nome pode aparecer como uma unidade de armazenamento ou com o nome do celular — isso varia conforme o modelo.

É importante escolher uma pasta que você possa reconhecer depois, então verifique primeiro no aparelho as pastas visíveis (de forma a não “perder” o arquivo). Transfira o APK.

Confira se o arquivo apareceu nas pastas do dispositivo e toque-o para tentar instalar.

Selecione o instalador de pacotes e selecione “Configurações”, na tela seguinte, para permitir a instalação do APK.

Marque a caixa “Fontes desconhecidas”, pois ela desmarcada impede a instalação de aplicativos não oriundos do app da Play Store. Depois, tente novamente instalar o app baixado.

Espere o processo terminar.

Com os passos acima, você consegue instalar aplicativos gratuitos da Play Store quando a sua conexão WiFi não estiver funcionando muito bem — uma alternativa para não ficar na mão quando o seu roteador resolver não funcionar, por exemplo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.