Próximos Galaxy Notes podem ter reconhecimento de escrita que executa ações

Imagem de: Próximos Galaxy Notes podem ter reconhecimento de escrita que executa ações

(Fonte da imagem: Reprodução/United States Patent and trademark Office)

Uma das coisas que ajudaram a linha Galaxy Note da Samsung a se diferenciar das demais e ganhar popularidade foi a caneta stylus S Pen. Quem possui um desses aparelhos certamente conhece recursos interessantes que são possíveis graça ao uso do acessório, como o Action Memo, o Screen Write, o S Note, o Scrabook e o Pen Window, por exemplo.

Buscando aumentar o diferencial, a fabricante coreana pretende trazer inda mais ferramentas relacionadas à S Pen para seus dispositivos, e uma delas parece estar relacionada ao desbloqueio da tela e ao uso rápido de aplicativos e funções dos smartphones. Uma patente recente da Samsung descreve um método de liberação que reconhece a caligrafia do dono do aparelho.

Um recurso similar já foi implementado no Note 2 e no 3, mas ele permite o desbloqueio apenas com a sua assinatura, enquanto a novidade permitiria o uso de diversos outros textos – que também teriam efeitos adicionais baseados no que você escreveu na tela. Caso a tela esteja bloqueada e você escrevesse “ligar para mãe” com a S Pen, por exemplo, o dispositivo não somente se destravaria como ainda iniciaria a ligação imediatamente.

Possibilidades variadas

(Fonte da imagem: Reprodução/United States Patent and trademark Office)

Obviamente, a utilização da ferramenta só seria possível após o dono do smartphone “registrar” sua caligrafia. Até o momento, parece que se seria necessário fazer o aparelho guardar cada comando individualmente, mas não se sabe se seria possível fazê-lo memorizar cada letra do alfabeto ou simplesmente salvar algumas palavras básicas na sua memória, por exemplo.

Como o lançamento desse tipo de recurso depende de muitos outros fatores além da patente, não há como sabermos quando – e se – a novidade será efetivamente implementada. Será que já iremos ver a ferramenta no Galaxy Note 4, que deve ser anunciado na segunda metade deste ano? Ainda não há informações a respeito, mas vamos nos manter atentos a mais novidades.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.