Rumor: Microsoft pode trazer apps do Android para o Windows Phone

Imagem de: Rumor: Microsoft pode trazer apps do Android para o Windows Phone

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Parece que o Windows Phone poderá receber um leque de novos aplicativos vindos diretamente do Android em aproximadamente um ano. O Windows Phone tem enfrentado algumas dificuldades no que tange à quantidade de apps disponibilizados na Windows Store em comparação com seus principais rivais, o iOS e o Android – porém esse empecilho pode estar próximo do fim.

Rumores chegaram ao site The Verge, que informou que o Windows Phone poderá receber aplicativos originários do Android para incrementar o seu próprio banco de apps. O Android tem crescido exponencialmente em número de usuários e de aparelhos comercializados – inclusive, um modelo da Nokia com Android está para ser anunciado durante a MCW 2014, como já noticiamos aqui

Caso os rumores se confirmem e os apps do Android realmente sejam adaptados para o Windows Phone, isso poderá tornar o SO da Microsoft muito mais apelativo para o grande público. Claro, se levarmos em consideração que as migrações de apps ocorrerão de modo bem-sucedido e sem bugs, o que é um dos grandes pontos da questão.

Um Windows Phone repleto de apps do Android

Os rumores também indicam que parte desses aplicativos pode ser adaptada para o próprio Windows 8. Enquanto alguns acreditam que o Windows Phone pode chegar ao fim se isso realmente acontecer, outros parecem achar que tal ação só melhorará a plataforma móvel da Microsoft. De certo modo, o Android já é equivalente ao Windows, pois um é mais comum no campo mobile e o outro é dominante no campo de computadores.

A grande questão é que esse processo de migração não é tão simples, já que os apps deverão ser desenvolvidos para funcionar corretamente tanto no Android como no Windows Phone. A Intel já está forçando seus fabricantes a seguirem o conceito Dual SO, permitindo criar um hardware compatível com o Windows Phone e com o Android simultaneamente.

Há muito que se considerar

Entretanto, muitas questões devem ser levadas em consideração, como os desenvolvedores nativos do Windows Phone que podem perder interesse no SO, apenas desejando portar os apps do Android – o que pode acabar com aplicativos específicos da Microsoft. Por isso, especialistas consideram que tal ação pode ser um tiro no pé, já que a Microsoft tem feito de tudo para atrair desenvolvedores para o Windows Phone e se expandir no mercado de smartphones.

Como os aparelhos da Nokia possuem um hardware consistente e câmeras que estão entre as mais potentes do mercado atual, um leque maior de apps com certeza chamará mais atenção das pessoas para esse tipo de aparelho. De acordo com os boatos, se o rumor realmente se tornar realidade não será antes de o Windows 9 estar pronto – algo que provavelmente só deve ocorrer em 2015.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.