Incrível: homem transforma impressora 3D em robô de hóquei de mesa [vídeo]

Imagem de: Incrível: homem transforma impressora 3D em robô de hóquei de mesa [vídeo]

(Fonte da imagem: Reprodução/Ciencia y Cacharreo)

Quem não gosta de uma boa partida de hóquei de mesa, aquele jogo de rebater um disco e marcar pontos no gol adversário? Fãs do esporte têm agora um novo desafiante com sistema inteligente de defesa e ataque.

O espanhol Jose Julio aproveitou a paixão de sua filha pelo jogo e utilizou toda sua experiência em montagem de peças e equipamentos para construir uma mesa robótica de Air Hockey. O mais incrível é que para isso ele utilizou componentes de uma impressora 3D da marca RepRap.

Com seu conhecimento em robótica, Julio soube programar o código para detecção de movimento e direção do disco, e dar velocidade e força aos motores – configurações que a impressora 3D, de ações mais curtas e sutis, não necessita. Além disso, ele utilizou uma PlayStation Eye para dar visão ao robô.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Todos os detalhes do processo de fabricação, bem como as instruções completas e os equipamentos necessários para o a construção da mesa, estão disponíveis no blog Ciencia y Cacharreo do autor.

No vídeo abaixo, você pode conferir o resultado incrível desse trabalho, com o robô do hóquei de mesa em operação. Pelo que se vê, esse é um oponente bastante difícil de bater. Será possível um homem vencer essa máquina?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.