Teste cego: até que ponto a resolução faz diferença em um celular? [vídeo]

Imagem de: Teste cego: até que ponto a resolução faz diferença em um celular? [vídeo]

Você considera a resolução de tela um item importante em um smartphone? A indústria acha que a sua resposta para essa pergunta é sim e, por conta disso, aposta nessa característica técnica como um dos principais itens de divulgação dos aparelhos.

Na CES 2014, por exemplo, vimos a tendência de telas de TV com resoluções 4K e até mesmo 8K, além de smartphones cujos displays conseguem exibir imagens em até 2K. Embora a maior parte do público leve em consideração a resolução final da tela antes de comprar um novo aparelho, será que todo mundo é capaz de reconhecer com facilidade como é a sua verdadeira qualidade?

Para tirar essa dúvida o Tecmundo foi às ruas conversar diretamente com o público. O resultado dessa experiência é o que você confere neste artigo.

O que fizemos?

Primeiramente escolhemos quatro smartphones em função da sua resolução de tela. Para a realização de um teste cego, elaboramos um vídeo de cinco minutos exibindo imagens variadas. Uma cópia desse vídeo foi colocada nos seguintes celulares:

  1. Samsung Galaxy S3: tela com resolução de 720x1080 pixels, densidade de pixels de 306 ppi.
  2. Apple iPhone 5S: tela com resolução de 640x1136 pixels, densidade de pixels de 326 ppi.
  3. Samsung Galaxy S4 Mini: tela com resolução de 540x960 pixels, densidade de pixels de 256 ppi.
  4. HTC One: tela com resolução de 1080x1920 pixels, densidade de pixels de 469 ppi.

Cobrimos todas as indicações que pudessem influenciar o consumidor na sua escolha, como formato do aparelho, nome do fabricante e até mesmo o sistema operacional. Como você confere na imagem acima, deixamos apenas as telas dos aparelhos exibindo o vídeo em looping. As configurações de brilho foram ajustadas no máximo em todos os smartphones.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Por conta da diferença de tamanho entre as telas, usamos a densidade de pixels como parâmetro técnico. Logo, quanto maior a densidade de pixels, ao menos em teoria, melhor a resolução de tela de um smartphone. Assim, a ordenação correta que deveria ser identificada seria a seguinte: HTC One (469 ppi), iPhone 5S (326 ppi), Samsung Galaxy S3 (306 ppi) e Samsung Galaxy S4 Mini (256 ppi).

Tecmundo nas ruas

Com tudo isso preparado, fomos às ruas perguntar para o público: qual desses celulares você acha que possui a melhor resolução de tela? Se você imaginou que os aparelhos com resolução mais alta foram identificados com muita facilidade, prepare-se para a surpresa. Na prática houve muita dúvida por parte dos entrevistados.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

No final das contas, entrevistamos 30 pessoas. A maioria delas, 11, escolheu o HTC One como o aparelho com melhor resolução – ele era o único Full HD entre os quatro. Entretanto, outras 19 pessoas escolheram um dos outros três modelos como sendo aquele com melhor resolução. Lembre-se que entre eles havia um aparelho com densidade de pixels de apenas 256 ppi e ele foi citado como o melhor por 5 pessoas.

Resolução mais alta

O resultado final da enquete ficou assim:

  • 11 (36%) escolheram o HTC One (Full HD – 469 dpi)
  • 9 (30%) escolheram o iPhone 5S (640x1136 – 326 dpi)
  • 5 (17%) escolheram S4 Mini (540x960 – 256 dpi)
  • 5 (17%) escolheram S3 (HD – 306 dpi)

Quando pedimos para que os entrevistados apontassem o aparelho com resolução mais baixa tivemos outra surpresa. Entre os 30 que responderam a pesquisa, 13 escolheram o Samsung Galaxy S3 como a tela com resolução mais baixa. Apenas 5 apontaram o Samsung Galaxy S4 Mini como o aparelho com a resolução de imagem mais fraca. O HTC One, único Full HD da lista, foi apontado por 9 pessoas como o mais fraco dos quatro.

Resolução mais baixa

O resultado final da enquete ficou assim:

  • 13 (43%) escolheram o S3 (HD – 306 dpi)
  • 9 (30%) escolheram o HTC One (Full HD – 469 dpi)
  • 5 (17%) escolheram S4 Mini (540x960 – 256 dpi)
  • 3 (10%) escolheram o iPhone 5S (640x1136 – 326 dpi)

Que lições podemos tirar dessa experiência?

Obviamente não há um caráter científico na amostra que fizemos, mas ver de perto as impressões dos consumidores sobre a qualidade da tela dos aparelhos pode nos levar a algumas conclusões.

A primeira delas é: se você está pensando em comprar um smartphone e considera a tela como um item importante, não fique de olho apenas na resolução. Procure saber qual é a densidade de pixels do produto, de que material é feita a tela e quais outras tecnologias estão presentes para a composição de imagem. Na prática, é possível encontrar uma tela HD “melhor” do que uma Full HD, caso os outros itens não estejam seguindo o mesmo nível de qualidade.

Embora a indústria aposte na resolução de tela como um diferencial de venda – o que comprovamos com a opinião dos consumidores, pois a maioria deles acha essa característica importante –, na prática a situação não é bem assim. Quando a resolução da tela passa de HD, por exemplo, para muitos as diferenças praticamente deixam de existir.

.....

Agora queremos saber a sua opinião: você considera a resolução de tela uma característica fundamental em seu smartphone? Participe deixando a sua opinião nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.