Novo doodle do Google ataca lei antigay russa

Imagem de: Novo doodle do Google ataca lei antigay russa

Imagem da bandeira LGBT traz modalidades olímpicas em cada cor (Fonte da imagem: Reprodução/Google)

A tradição da Google em homenagear grandes nomes, países e eventos importantes com seus doodles não permitiria que os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi passassem batidos no buscador. Contudo, dada a controversa discussão sobre uma lei que impede a “propaganda gay” — e qualquer outro tipo de manifestação em apoio — naquele país, a empresa resolveu dar uma bela alfinetada no governo russo com um pouco de disfarce para os desavisados.

O novo doodle que você confere acima está no ar no mundo todo, inclusive na Rússia, e ineditamente cita a Carta Olímpica no seguinte trecho. “A prática esportiva é um direito humano. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar esporte sem qualquer tipo de discriminação e conforme o ideal olímpico, que exige compreensão mútua e um espírito de amizade, solidariedade e fair play. — Traduzido pelo Google a partir da Carta Olímpica”.

Além da clara mensagem contra a discriminação de qualquer tipo na carta que guia a existência das Olimpíadas, você deve notar também que o doodle foi baseado no padrão da bandeira do arco-íris, símbolo do movimento LGBT. Na Rússia, entretanto, o Google não é o buscador mais utilizado, mas sim um concorrente local.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.