Novo acessório criado por oftalmologista brasileiro pode prevenir doença

Imagem de: Novo acessório criado por oftalmologista brasileiro pode prevenir doença

(Fonte da imagem: MacMagazine)

O oftalmologista brasileiro Francisco Irochima desenvolveu um aplicativo e acessório para iPhone que permitem diagnosticar a ceratocone, uma doença silenciosa que pode até provocar cegueira em sua fase mais avançada.

Para desenvolver essa nova ferramenta de prevenção batizada de Topograph Smart System, Irochima dedicou-se durante um ano para testes e pesquisas. O acessório promete ser um método simples, econômico e eficaz para substituir o Topógrafo de Córnea, instrumento – pesado e caro – essencial para os médicos oftalmologistas detectarem a doença precocemente.

(Fonte da imagem: MacMagazine)

O aplicativo é autoexplicativo e pode ser utilizado por qualquer profissional para mapear diversas regiões do olho. Esse novo recurso vai facilitar a vida de pessoas que vivem longe das grandes cidades, já que a análise pode ser feita com um aparelho de baixo custo e em qualquer lugar.

Além da análise ocular completa, a ferramenta ainda permite ao médico tocar na córnea virtual do aplicativo para detectar – pelo sensor de calor – onde está a possível ameaça. É nessas horas que temos que agradecer ao rápido desenvolvimento tecnológico e às mentes brilhantes como a do oftalmologista brasileiro.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.