Startup brasileira exibe robô de telepresença na CP 2014

Imagem de: Startup brasileira exibe robô de telepresença na CP 2014

Você se lembra do AVA 500, um robô de telepresença que foi apresentado pela iRobot em junho do ano passado? O invento foi projetado para oferecer uma comunicação mais realista entre duas pessoas que costumam se comunicar através de videoconferências e chamou a atenção por conta de sua liberdade de movimentação. O que você provavelmente não sabia é que a startup brasileira DMSCompany também desenvolveu algo similar. Estamos falando do R1T1, que foi lançado oficialmente no mês passado e estava sendo demonstrado hoje (30) durante a Campus Party 2014.

Já disponível para compra e custando “incômodos” R$ 35 mil, o robô possui a altura de um humano adulto (1,80 metros) e é dotado de um sistema de teleconferência completo para que você possa bater papo tranquilamente com outra pessoa que esteja fisicamente distante. O equipamento funciona como uma espécie de “corpo eletrônico” que pode ser controlado remotamente pela pessoa com quem você estiver conversando e é capaz de desviar automaticamente tanto dos obstáculos fixos (como móveis) quanto dos dinâmicos (uma criança correndo, por exemplo).

O vídeo que abre esta notícia mostra o “talento” do R1T1 (será que esse nome foi inspirado no R2D2, da série Star Wars?) em se movimentar com fluidez até mesmo em pequenas inclinações, provando sua capacidade de subir e descer rampas pouco acentuadas. Atualmente, a DMSCompany está procurando empresas parceiras que estejam interessadas em utilizar a engenhoca como uma ferramenta para a área educacional. Interessante, não?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.