5 jogos que gostaríamos de ver nos smartphones e tablets [ilustração]

Imagem de: 5 jogos que gostaríamos de ver nos smartphones e tablets [ilustração]

Essa cena pode ser extinta em breve (Fonte da imagem: iStock)

Não importa qual seja a sua preferência por estilos de games eletrônicos, há grandes chances de existir vários títulos que você jogou nos consoles ou computadores e que gostaria de poder experimentar também nos smartphones ou tablets. Não seria incrível poder vencer as fases daquele game clássico que você tanto gosta nas telas de um portátil — na fila de um mercado ou no caminho da faculdade?

Pois nós imaginamos como isso seria divertido e fizemos algumas escolhas bem interessantes para mostrar a vocês que a história poderia ser mesmo alucinante. Reunimos diversos redatores para discutir os jogos que mais chamariam a atenção do público e os trouxemos para vocês. Vale lembrar que a lista é baseada apenas em títulos que não ainda existem nos portáteis. Será que o seu favorito está nessa seleção?

Pokémon: portabilidade fácil e rápida

Pokémon não é apenas um dos games mais aclamados de todos os tempos, mas uma franquia que chegou a esse status. E mesmo ele sendo criado já nos moldes dos portáteis, ainda não existem versões dele para tablets ou smartphones. Não seria muito mais legal poder viajar de Pallet para Veridian e descobrir quais dos seus amigos também estão lá graças a um plugin no Facebook?

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Melhor ainda: disputar batalhas contra treinadores que estão em qualquer lugar do mundo por meio de servidores centrais e cheios de funções sociais. Quer ir ainda além? Podemos imaginar o game aproveitando os recursos de localização dos aparelhos para que cada monstrinho possuísse uma região exclusiva para ser capturado.

Viajando para a praia? Pokemóns aquáticos! Viajando para a montanha? Pokemóns de pedra! E é claro que esses são apenas alguns dos exemplos que poderiam ser conseguidos com o auxílio dos smartphones. Ou vai dizer que você não ia achar muito divertido poder jogar Pokémon sem precisar carregar um console portátil na mochila?

Age of Empires: o trunfo do RTS

Seja qual for o game de estratégia em tempo real (RTS), existem dois tipos de jogadores que gostam dele: os casuais e os profissionais. No primeiro grupo estão aqueles que demoram um pouco até conseguirem fazer com que suas tropas sejam criadas ou que os castelos sejam aumentados. No segundo estão aqueles que sabem todos os atalhos de teclado e conseguem ordenar diversas ações por segundo.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Se você está no primeiro exemplo que citamos, você certamente adoraria jogar Age of Empires — ou qualquer outro game de estilo similar — no seu tablet. São diversas as vantagens que poderiam ser agregadas aos games. Para começar, a visualização dos mapas seria muito mais simples, exigindo apenas que os jogadores arrastassem os dedos para navegar ou utilizassem o movimento de pinça para aplicar ou retirar o zoom.

Praticamente todas as funções ficam mais simples com a utilização dos recursos de toque na tela. Para atacar os inimigos, é só criar um caminho rápido entre suas tropas e as dele. Para fazer com que os soldados sejam criados, é só clicar sobre os quartéis e escolher a opção correta. Tudo simples e rápido. É claro, desde que você não seja um gamer profissional que decorou todos os atalhos de teclado.

Beyond: interagindo com um filme

Há quem considere Beyond: Two Souls como um jogo de aventura e ação, mas a maioria o coloca no segmento de filmes interativos. E se não são necessários comandos complexos para controlar o game, não seria uma ótima ideia colocá-lo nos portáteis que podem ter todas as interações na própria tela? Quem concorda com isso certamente iria adorar ver o game nos smartphones e tablets.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Diversos outros exemplos podem ser citados, incluindo o também aclamado Heavy Rain ou L.A Noire. Bastariam alguns cliques na tela para que os jogadores mostrassem ao título quais são as ações que devem ser tomadas para o prosseguimento das missões. Gostou da ideia? Talvez em alguns anos isso seja muito mais presente nas lojas de aplicativos de portáteis.

Full Throttle e todos os adventures da LucasArts

Quem conferiu o especial da LucasArts que o BJ preparou em seus gameplays deve ter ficado com saudades de alguns dos games mais divertidos que já passaram pelas telas dos computadores. Monkey Island, Grim Fandango e The Dig são alguns ótimos exemplos, mas um dos nomes que mais se adaptaria ao perfil touchscreen seria Full Throttle.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Controlar o Ben — em sua difícil jornada para provar a própria inocência em um assassinato — poderia ser muito divertido nos smartphones. Já imaginou controlar as motocicletas poderosas com o acelerômetro, podendo disputar as lutas sobre rodas com alguns rápidos toques na tela? Esse certamente seria um ótimo título a ser colocado nos smartphones e tablets.

Super Mario: reinventando as plataformas

Para muitos, Super Mario Bros é o maior clássico de todos os tempos. O game de plataforma conquistou milhões de fãs durante as várias décadas em que está em atividade, sendo que também foi peça-chave para o sucesso de todas as plataformas da Nintendo até agora. Mas será que existe lugar para o encanador no mundo dos smartphones? A resposta é sim.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A Nintendo nem ao menos teria que abrir mão da exclusividade do personagem nas plataformas dos consoles, pois poderia trazer novos modos de jogabilidade para os portáteis. Imagine uma fusão de Rayman Legends com Super Mario. O resultado é um game de plataforma sidescrolling sem interrupções, mas que conta com fases complexas e inimigos loucos para atrapalhar a busca pela princesa.

Afinal de contas, não importa qual seja a sua preferência por fabricante de video games. Também não faz muita diferença se você prefere jogar no computador. A grande verdade é que a maioria esmagadora dos gamers gosta muito do personagem da Nintendo. Vê-lo nos portáteis não seria nada ruim.

.....

E aí, gostou das escolhas que fizemos para o mundo dos portáteis? Há algum outro jogo que você gostaria de ver nos smartphones e acha que ainda está longe de conseguir? Aproveite e nos conte também que tipo de games se adaptaria melhor aos recursos de toque em tela e quais os que devem passar longe desse nicho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.