Comparativo de apps: Android, iOS e Windows Phone lado a lado [vídeo]

Imagem de: Comparativo de apps: Android, iOS e Windows Phone lado a lado [vídeo]

O hardware dos smartphones está cada vez mais potente e o número de opções de aparelhos no mercado não para de crescer. Entretanto, não são todos os usuários que estão preocupados com a potência máxima de um celular. Muitos adquirem um smartphone apenas para utilizar aplicativos básicos para comunicação no dia a dia.

Para esse público, qual é o sistema operacional mobile mais indicado? Android, iOS ou Windows Phone? Colocamos lado a lado as versões de alguns dos aplicativos mais populares para que você possa conhecer as interfaces e tire as suas próprias conclusões. Será que há muita diferença entre eles?

Facebook

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Em linhas gerais não há muita diferença entre as versões do Facebook para os três sistemas operacionais. Na timeline, o acesso ao menu de mensagens e menções é exibido na parte superior no Android e no Windows Phone, e na parte inferior no iOS. Ainda nesta tela, a versão para iOS exibe um ícone de pesquisa que, no Android e no Windows Phone, estão ocultos em outro menu.

No bate-papo, o iOS conta com uma opção para desativá-lo, algo que não está presente nos outros SOs. De resto, o aplicativo é basicamente o mesmo em qualquer um dos sistemas operacionais.

Atualização: Diferente do que informamos, é possível sim desativar o bate-papo no Facebook para Android. Basta selecionar o menu de opções, seguido de “Definições de Aplicações” e desmarcar a opção “Chat do Facebook”.

Twitter

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para quem utiliza o Twitter também não há muita diferença entre as versões dos três sistemas operacionais. No iOS, a tela inicial conta com a opção "Encontrar amigos", ícone ausente nas versões de Android e Windows Phone. No mais, as mesmas opções podem ser encontradas em qualquer um dos apps, não fazendo muita diferença a escolha do seu sistema operacional.

Instagram

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Lançado primeiro no iOS, o Instagram conta com versões exatamente iguais tanto para o sistema operacional da Apple quanto para Android. As diferenças aqui aparecem na versão para Windows Phone. Ao clicar no botão para tirar uma foto, o Instagram para o SO da Microsoft direciona o usuário primeiro para a galeria de imagens e não para a câmera.

Como ainda está em versão Beta, não é possível também enviar vídeos, somente fotos. Para quem considera o app fundamental, a versão para Windows Phone infelizmente não é a melhor escolha.

FourSquare

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O FourSquare é outro caso em que há muitas semelhanças entre as versões de Android e iOS, já que os apps são praticamente idênticos. Ao clicar em "check-in" no Android, uma caixa de diálogo se sobrepõe listando as opções de lugares. No iOS essas informações são exibidas em uma tela diferente.

Já no Windows Phone, na timeline em que você acompanha as atividades dos seus amigos, não são exibidas as fotos caso algum deles use esse recurso ao fazer o check-in. O sistema de atualização também é mais intuitivo nos dois outros SOs. No Android e no iOS, basta deslizar a timeline para baixo para que ela seja atualizada. No Windows Phone, é preciso clicar em um botão e acessar a opção "Atualizar" em um menu.

WhatsApp

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Também há poucas diferenças entre as versões do WhatsApp para Android e iOS. As opções para anexar arquivos estão dispostas de forma mais clara no Android.Além disso, ao enviar a URL de um vídeo no app para Android, a miniatura é exibida para quem a recebe, algo que não acontece no iOS e no Windows Phone.

No Windows Phone, o estilo do aplicativo segue à risca a identidade visual proposta pela Microsoft em seu sistema operacional, com fundos em cores sólidas e fontes proporcionando alto contraste. Já no Android e no iOS, há um padrão visual muito mais do aplicativo do que propriamente do sistema.

Netflix

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Outro app popular entre os usuários de smartphones é o do serviço Netflix. Mais uma vez, entre as versões de Android e iOS não há muitas diferenças. A localização dos menus é igual. Ao iniciar o app são listados os filmes "em andamento" que você estava assistindo, além dos mais populares e algumas escolhas baseadas no seu perfil.

Já no Windows Phone a forma de exibição é diferente, com pôsteres no lugar das miniaturas de vídeo. A ordenação é a mesma, com filmes assistidos sendo exibidos por primeiro, seguido dos mais populares. Esse é mais um típico caso em que não importa muito o SO, pois o funcionamento do serviço será o mesmo em qualquer um dos serviços.

…..

Como você pôde conferir, em se tratando dos serviços mais comuns utilizados nos smartphones praticamente não há diferença entre eles. Se você se enquadra neste perfil, é bem provável que tanto Android, quanto iOS ou Windows Phone sejam capazes de suprir as suas necessidades.

No entanto, antes de definir qual será o sistema operacional do seu próximo aparelho, recomendamos que você visite as lojas de aplicativos e procure os apps e jogos que você mais utiliza. Nessas horas, a quantidade de aplicativos é o que menos importa. O ideal é que a loja possua aqueles serviços que vão atender as suas necessidades no dia a dia.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.