Microsoft facilita desligamento dos PCs no Update 1 do Windows 8.1

Imagem de: Microsoft facilita desligamento dos PCs no Update 1 do Windows 8.1

(Fonte da imagem: Reprodução/WZor.Net)

Após rumores de que o Update 1 do Windows 8.1 traria novidades que visam otimizar o desempenho do sistema em aparelhos moveis mais modestos, novas screenshots vazadas pelo hacker russo WZor indicam que a Microsoft também está preparando alterações que buscam agradar os usuários dos PCs. Um das novidades parece ser que a atualização tornará a tarefa de desligar ou reiniciar seu computador algo muito mais simples.

Nas imagens, podemos ver que as opções de desligamento e reinicialização foram claramente reposicionadas na tela de início o sistema, junto a uma nova função de busca. Embora a posição desses recursos pareça um ponto de pouca importância, uma das críticas feitas ao Windows 8 foi a forma como essas opções estavam escondidas na área de configurações. Já no 8.1, é possível acessá-las clicando com o lado direito do mouse no botão Iniciar.

Ainda que seja apenas uma questão de se acostumar com os posicionamentos das funções de desligamento, é frustrante para os consumidores ter que aprender onde foram parar essas opções desaparecidas. Para os negócios que usem o sistema isso é pior ainda, já que envolve ter que treinar seus empregados. Além disso, embora o Windows 8 dê suporte ao desligamento por meio o botão físico, isso pode não ser uma boa opção para quem deixa o PC embaixo da mesa.

Voltando atrás

(Fonte da imagem: Reprodução/WZor.Net)

Além do reposicionamento das opções de desligamento e reinicialização, a atualização também deve permitir que você clique nos quadrados com o botão direito do mouse para que um menu contextual seja exibido, fornecendo opções de redimensionar, fixar e desinstalar o aplicativo selecionado. É uma mudança sutil, mas que elimina a necessidade de mover o ícone para a barra de aplicativos para que as funções de gerencialmento sejam exibidas.

Parece que a Microsoft finalmente resolveu abordar alguns dos pontos mais frustrantes para os usuários de PCs – especialmente depois da conta oficial de engenharia do Windows 8 no Twitter deixar de dar atenção à questão do desligamento, afirmando se tratar “do mesmo número de cliques e caminho similar do mouse". Após a saída do antigo engenheiro-chefe Steven Sinofsky, a empresa de Bill Gates vem revisando muitas de suas decisões anteriores.

Agora a Microsoft parece estar dando os primeiros passos para fundir os sistemas Metro e de desktop, com a habilidade de fixar e interagir com apps Metro a partir da barra de tarefas da área de trabalho, além de opções de fechar e minimizar nesses aplicativos. O Update 1 do Windows 8.1 é esperado para 11 de março, antes da conferência Build da companhia em abril – onde acredita-se que devam ser divulgadas outras melhorias para o Windows 9.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.