iFixit desmonta o Macintosh 128K comemorando os 30 anos do primeiro Mac

Imagem de: iFixit desmonta o Macintosh 128K comemorando os 30 anos do primeiro Mac

(Fonte da imagem: iFixIt)

No clima de aniversário dos 30 anos do primeiro Macintosh, o iFixit – acostumado a desmontar os produtos da Apple assim que são lançados – realizou uma viagem ao passado e abriu o primeiro computador da linha Mac: o Macintosh 128K.

O pequeno PC, lançado em 24 de janeiro de 1984, custava na época US$ 2.495, contando com um processador Motorola 68000 de 8 MHz. Além disso, a máquina vinha com uma tela CRT de 9 polegadas com resolução de 512x342 pixels e um drive de disquete com capacidade de armazenamento de 400 KB.

Por dentro do Macintosh 128K

Os periféricos eram ligados diretamente no monitor, dispostos na cor bege. O mouse, com apenas um único botão, vinha ainda com uma bolinha que facilmente acumulava sujeira. O teclado era mecânico, fazendo grande barulho. Neste tempo a Apple queria incentivar a novidade do mouse, e dessa forma retirou as clássicas teclas direcionais do teclado.

No interior, uma fonte de 60 watts mantinha o computador funcionando. Entre todos os circuitos eletrônicos era possível ver as assinaturas de funcionários da Apple como Steve Jobs, Steve Wozniak e Bill Atkinson. Mexer dentro do monitor não era muito seguro, já que ele trabalhava com correntes de alta tensão - mas em compensação o sistema não precisava de coolers para manter-se resfriado.

No quesito de reparos, o Macintosh 128K ganhou uma nota 7 de 10 (pelo qual as maiores notas representam a facilidade de consertar a máquina). O grande problema do computador era a dificuldade de abrir o gabinete, sem falar na perigosa voltagem do monitor que poderia causar acidentes no conserto das peças.

O vídeo do iFixit desmontando o Macintosh 128K e comentando peça por peça pode ser conferido no YouTube, e você confere logo abaixo, em inglês.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.