Coreia do Sul testa internet móvel 5G que baixa 800 MB em um segundo

Imagem de: Coreia do Sul testa internet móvel 5G que baixa 800 MB em um segundo

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Já reconhecidamente rápida, a internet móvel da Coreia do Sul deve ficar ainda mais incrível em breve. Isso porque o governo local confirmou que o país já tem planos de lançar um serviço sem fio 5G que quebraria todos os recordes de velocidade desse tipo de tecnologia.

Segundo o ministro da Ciência da Coreia do Sul, que realizou o comunicado, serão investidos o equivalente a R$ 3,5 bilhões no projeto. A velocidade seria tanta que, de acordo com o político, será possível baixar um filme que pesa 800 MB em apenas um segundo – com o 4G local, essa ação é realizada em 40 segundos.

Essa rede poderosa também permitirá o acesso à internet móvel dentro dos mais novos trens de alta velocidade que circulam na China e na Coreia do Sul. Atualmente, o sinal só chega aos veículos que atingem 300 km/h ou menos. No 5G, não haverá instabilidade na rede mesmo com um movimento duas vezes mais rápido.

O desenvolvimento da rede 5G deve terminar apenas em 2020, mas testes com conteúdos variados (de imagens a 3G a serviços na nuvem) podem começar a partir do ano que vem. Japão, Europa e Estados Unidos também já pesquisam a tecnologia com um prazo parecido. Além disso, de acordo com o ministro, o apoio de operadoras e de fabricantes locais, como Samsung e LG, será essencial para o bom andamento do projeto.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.