Datzing: conheça a tecnologia que quer competir com o iBeacon da Apple

Imagem de: Datzing: conheça a tecnologia que quer competir com o iBeacon da Apple

iBeacon é um recurso desconhecido, mas muito interessante (Fonte da imagem: 9to5Mac)

Você conhece o iBeacon? Trata-se de um recurso implementado pela Apple no iOS 7 que utiliza o protocolo Bluetooth para permitir a comunicação entre dois dispositivos dentro de um raio de 50 metros de distância. A tecnologia foi tratada de uma maneira bastante “tímida” pela companhia de Tim Cook e, por isso, até agora não teve todo o seu potencial explorado como deveria.

A verdade é que o iBeacon é perfeito para publicidade contextualizada – ou seja, aquela que se baseia na localização geográfica de seu público-alvo para oferecer conteúdos que sejam mais interessantes para ele. Basta que um estabelecimento tenha um hardware específico capaz de enviar informações para seu celular assim que você se aproxime da loja. Imagine, por exemplo, que ao passar perto de um supermercado você receba uma notificação em seu iPhone contendo um cupom promocional que lhe dê 20% de desconto na sua próxima compra. Interessante, não?

Contudo, o principal obstáculo enfrentado por lojistas dos Estados Unidos é a necessidade de aquisição do hardware especial (batizado como beacon, ou “farol”) para transmitir tais dados para os dispositivos iOS ao seu redor. Esse pequeno aparelho é vendido por preços poucos convidativos e precisa ser programado através de um SDK próprio, o que acabou desanimando muita gente que pretendia fazer uso da tecnologia.

Datzing, a evolução do iBeacon (Fonte da imagem: Reprodução/Datzing)

Facilitando nossas vidas

Mas é óbvio que uma boa ideia jamais é desperdiçada: sempre há alguém disposto a trabalhar mais e reciclá-la de uma maneira mais inteligente. É o caso do designer Frank Nuovo, conhecido por ter trabalhado durante um bom tempo para a divisão de celulares luxuosos da Nokia (a Vertu, que posteriormente se separou da companhia finlandesa e tomou rumos próprios). Nuovo anunciou recentemente o Datzing, um protocolo muito parecido com o iBeacon, mas que funciona com qualquer aparelho telefônico dotado de Bluetooth ou WiFi (inclusive os mais antigos) e dispensa a aquisição de um gadget transmissor especial.

Basicamente, qualquer computador ou notebook velho pode se transformar em uma torre de transmissão de informações capaz de enviar textos, links, imagens e cupons promocionais para celulares ao seu redor. Por outro lado, para receber esses dados no seu telefone, você só precisa ter o aplicativo oficial do Datzing instalado e possuir um registro ativo no serviço. A partir do painel de controle de sua conta, você pode definir o tipo de conteúdo que quer receber e rever as notificações recebidas previamente (excelente para quem anda com o celular no modo silencioso e não quer perder nenhum desconto, por exemplo).

O Datzing será lançado oficialmente no dia 4 de março, mas já é possível se registrar para testes da versão Beta através do site oficial do protocolo. Será que Nuovo vai ter mais sorte do que a Apple nessa empreitada? Façam suas apostas!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.