Robô dotado de bexiga cheia de grãos de café pode segurar qualquer coisa

Imagem de: Robô dotado de bexiga cheia de grãos de café pode segurar qualquer coisa

Por meio de comunicado oficial à imprensa, a Empire Robotics iniciou a comercialização da sua tecnologia que atua como uma espécie de robô-pinça. O VERSABALL, como foi batizada a máquina, foi desenvolvido com foco no uso industrial, permitindo a manipulação de objetos com qualquer formato e tamanho de maneira automatizada e mais segura — algo de grande valia para nichos que lidam com componentes perigosos.

A companhia responsável pela venda do equipamento foi criada especialmente para tal finalidade, já que o produto em si foi desenvolvido por uma parceria de pesquisadores da University of Chicago e da Cornell University, ambas nos EUA, que acontece desde 2010.

Depois de desvendada, a tecnologia em sua essência é bastante simples. O projeto original do VERSABALL consistia em uma bexiga cheia de grãos de café. Quando o aparato é colocado sobre alguma coisa, ele se esparrama em torno do objeto tomando a sua forma.

(Fonte da imagem: Divulgação/Empire Robotics)

Em seguida, um mecanismo retira todo o ar existente dentro dessa “esfera granulada”. Com o vácuo, a extremidade do equipamento é contraída e se torna extremamente rígida, “agarrando” o elemento que está envolto pelos grãos.

É assim que o VERSABALL consegue, por exemplo, trocar lâmpadas, organizar peças de LEGO, coletar potinhos de vidro, pegar um ovo sem quebrá-lo, cacos de uma garrafa quebrada, guardar chocolates e muito mais — como você pode observar na sequência de vídeos abaixo, todos veiculados pela Empire Robotics.

O VERSABALL já pode ser comprado, mas é preciso enviar um email solicitando um orçamento. Por isso, o preço do braço-robô não é informado no site do fabricante. Para mais detalhes, você deve acessar esta página. O aparato começa a ser distribuído no final deste mês.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.