COS: o sistema operacional chinês feito para chineses

Imagem de: COS: o sistema operacional chinês feito para chineses

O governo chinês anunciou o lançamento de um sistema operacional totalmente aprovado pelo regime do país. Visando competir com os concorrentes estrangeiros, o COS — China Operating System — deve funcionar como um verdadeiro ecossistema digital, podendo ser instalado em computadores, tablets e smartphones, oferecendo integração e conectividade entre aparelhos para os consumidores.

Todo o sistema foi desenvolvido pelo Instituto de Softwares da Academia Chinesa de Ciências, tendo o Linux como base para todos os fragmentos dele. Apesar de ser muito parecido com o Android — como você pode ver no vídeo que está no topo da notícia —, os desenvolvedores não dizem se há alguma inspiração no sistema da Google. Vale dizer que ele possui código aberto, podendo ser alterado por desenvolvedores, sem problemas.

Outro fator que ainda não foi confirmado é qual fabricante estaria colaborando com o governo chinês para os testes do sistema COS. Segundo o Engadget, os rumores mais contundentes apontam para a HTC, que estaria firmando relações bem estreitas com os setores responsáveis pelo sistema operacional. Mesmo assim, a empresa não quis se manifestar acerca da possível parceria.

Vale repetir: o COS é uma tentativa do governo chinês de apresentar opções para os chineses que vão além das possibilidades estrangeiras, como o Android ou o iOS. Será que o sistema será bem-sucedido por lá? E você, ficou curioso para experimentar o sistema operacional aprovado pelo governo chinês ou vai continuar com o seu aparelho como está?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.