Nova versão do Chrome para iOS e Android tem recurso de compressão de dados

Imagem de: Nova versão do Chrome para iOS e Android tem recurso de compressão de dados

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Chrome Blog)

Após o lançamento da versão de número 32 do Chrome para Windows, Mac e Linux, é a vez dos dispositivos móveis receberem a novidade. A nova instalação do navegador deve chegar nos próximos dias para Android (via Google Play) e para iOS (por meio da App Store da Apple) e trará ferramentas interessantes, como um recurso de compressão de dados, ferramentas de tradução e proteção contra malwares.

Segundo a Google, a nova ferramenta de compressão deve ajudar seus usuários a economizarem sua largura de banda, carregar as páginas mais rápido e navegar de forma mais segura em seus celulares e tablets. Como os sites vão passar pelos servidores da empresa antes de serem abertos, a companhia pode checar se não se tratam de endereços com vírus ou outros tipos de software malicioso.

A empresa acredita que ao reduzir o uso de dados seus usuários possam economizar dinheiro nos seus planos móveis, já que o novo serviço pode reduzir o consumo de informações em até 50% enquanto você navega pela web. Para ativar a ferramenta basta abrir as configurações do navegador, selecionar “Reduzir uso de dados” e mover a chave para “Ligado”. Também é possível checar quanto da sua largura de banda foi economizado no último mês.

E isso não é tudo

Além da compressão, o app de Android também ganhou suporte a atalhos de aplicativos, o que basicamente deixa os usuários salvarem endereços de páginas na sua tela principal do sistema operacional para poder abri-los diretamente em uma janela normal do Chrome. Basta clicar no botão “Adicionar à tela principal” para que o atalho seja salvo, permitindo que você volta diretamente àquela página quando quiser.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Chrome Blog)

As únicas exceções são os sites que incluem a meta tag mobile-web-app-capable. Nesse caso, as páginas serão abertas em uma janela especial em tela cheia do Chrome, que não conta com os recursos de abas, botões, menus e nem a barra de endereços.

Por fim, a versão para iOS do Chrome também deve receber o suporte ao Google Translate, recurso que já está presente na versão de Android desde julho. A adição significa que agora é possível traduzir sites abertos no navegador com o simples apertar de um botão em seu iPhone ou iPad, assim como já nos acostumamos a fazer nos desktops.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.