Robô da NASA anda, escala e até mesmo libera obstáculos do caminho

Imagem de: Robô da NASA anda, escala e até mesmo libera obstáculos do caminho

Não dá para dizer ou prever se os robôs vão dominar o mundo ou travar uma batalha contra os humanos algum dia (prevista em “O Exterminador do Futuro”), mas o fato é que o homem não se cansa enquanto não dar vida e cérebro a essas engenhosas latarias. E a NASA, como não poderia deixar de ser, é uma forte candidata a exibir os modelos mais parrudos do mercado.

Agora, a organização apresentou em vídeo o “Robosimian”, sua última engenhoca hi-tech baseada em um formato primata como o de um macaco. O apelido “carinhoso” de Robosimian é “Clyde”. Confira a performance do robô no vídeo acima.

O robusto modelo de ponta foi o “candidato” principal da JPL (Jet Propulsion Laboratory, da NASA) a participar do desafio de robótica da DARPA em dezembro de 2013.

Designado de forma a fazer mímica de posturas e movimentos de um primata – como um macaco, conforme mencionamos –, o Robosimian foi elaborado primariamente para operações de busca e resgate. No vídeo, podemos conferir o inteligente robô manuseando alavancas, removendo obstáculos do caminho e até mesmo escalando pedregulhos, entre outras ações bastante ousadas para uma lataria moderna – por mais moderna que ela possa ser.

Os que acompanham esse curioso universo das engrenagens robóticas certamente devem conhecer os insanos modelos da Boston Dynamics (agora comprada pela Google), célebre por seus robôs inspirados em animais. Parece que a JPL também quer tirar uma casquinha dos holofotes com o pomposo Robosimian – e uma graninha junto, é claro.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.