The Pirate Bay troca de domínio quatro vezes em menos de duas semanas

Imagem de: The Pirate Bay troca de domínio quatro vezes em menos de duas semanas

(Fonte da imagem: Reprodução/The Pirate Bay)

Não é de hoje que o site The Pirate Bay sofre com processos judiciais que o obrigam a “fechar” seu domínio, exigindo que seus mantenedores troquem de servidores e, consequentemente, de URL com certa frequência. Contudo, o último mês de 2013 com certeza foi o mais agitado para o serviço de compartilhamento de arquivos.

Em menos de duas semanas, o site precisou mudar de domínio quatro vezes, passando inclusive por países da América do Sul, com o intuito de escapar das acusações efetuadas principalmente por promotorias e órgãos de defesa dos direitos autorais.

Como elucida um infográfico criado pelo jornal Folha de S.Paulo, o The Pirate Bay, fundado em 2003, perdurou muitos anos como .org sem se incomodar muito. A primeira grande mudança de domínio ocorreu em fevereiro de 2012, quando o serviço passou a ser mantido em servidores da Suécia (.se) — país de origem dos seus fundadores.

Em abril de 2013, ele teve uma breve passagem pela Groenlândia (.gl) e parou na Islândia (.is). No começo de maio do ano passado, o site migrou para a ilha caribenha de São Martinho (.sx). Por fim, em dezembro veio a agitação total: primeiro o serviço pulou para a Ilha da Ascensão (.ac), que é um território britânico, fez uma curta parada no Peru (.pe), caiu nas Guianas (.gy) e retornou para casa, na Suécia (.se).

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.