Google se desculpa por ter mudado nome de praça em Berlin para Adolf Hitler

Imagem de: Google se desculpa por ter mudado nome de praça em Berlin para Adolf Hitler

A Google pediu desculpas aos moradores de Berlin através de sua porta-voz na Alemanha, Lena Wagner, por conta de um mal-entendido que acabou nomeando uma praça na cidade como “Adolf Hitler Platz”— Pç. Adolf Hitler, em português — no Google Maps. Esse era de fato o nome antigo da localidade durante o regime nazista, de 1933 até 1945, e, de acordo com a empresa, foi alterado pela comunidade de colaboradores do serviço ou pelos usuários que podem sugerir tais mudanças. De qualquer maneira, o título acabou sendo aprovado.

Essa função de participação de usuários se chama Map Maker, e permite a qualquer pessoa surgir nomes e outras alterações para o Google Maps. Depois de revistas, essas sugestões podem ser aplicadas ou descartadas. “Neste caso, a mudança foi erroneamente aprovada... Pedimos desculpas por qualquer ofensa causada”, explicava o comunicado da empresa.

O nome oficial da praça em questão atualmente é Theodor Heuss Platz, o nome do primeiro presidente da Alemanha Ocidental após o fim da Segunda Guerra Mundial. Depois desse período, vários locais foram rebatizados na Alemanha por carregarem o nome do líder nazista. De acordo com a Folha de S. Paulo, a praça deveria ser o encontro de dois grandes eixos da capital alemã, isso caso planos urbanísticos do regime nazista tivessem de fato sido aplicados. O título errado ficou visível por algumas horas da última quinta-feira (09/01), mas já foi consertado.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.