Comparativo: Z1 Compact x Z1 x iPhone 5S x Moto X x Lumia 1020 [tabela]

Imagem de: Comparativo: Z1 Compact x Z1 x iPhone 5S x Moto X x Lumia 1020 [tabela]

Durante a conferência que na CES 2014, a Sony anunciou o lançamento de seu novo smartphone, que fará par com o Xperia Z1 na busca por uma maior fatia do mercado de celulares. Trata-se do Xperia Z1 Compact, que é exatamente o que o próprio nome já diz — uma versão mais compacta do smartphone que é o flagship da fabricante japonesa.

E como você pode ver na tabela postada acima, as únicas diferenças entre os dois modelos estão realmente baseadas na tela — sendo referentes a dimensões e tamanho de tela, resolução das imagens e densidade de pixels, que são elementos ligados diretamente. Quanto aos outros recursos, não há mudanças. Mantém-se os mesmos processador, GPU, câmera, memória.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

A bateria também possui um pouco menos de capacidade, mas isso não deve influenciar no tempo de duração das cargas, uma vez que telas menores exigem menos energia do que outras maiores. Mas e como será que este aparelho se sairia se o comparássemos com outros aparelhos que estão no mercado?

Xperia Z1 Compact contra os concorrentes

Vamos fazer uma rápida comparação entre o Xperia Z1 Compact e seus rivais no mercado internacional. Lembrando que para a criação da tabela comparativa apresentada neste artigo, utilizamos apenas modelos lançados em 2013 e que contam com telas inferiores às 4,9 polegadas — por essa razão, aparelhos como o Samsung Galaxy S4 e o LG G2 não foram comparados.

Moto X

No mercado Android, o principal rival do aparelho deve ser o Motorola Moto X, que possui tela de 4,7 polegadas e processador da mesma linha que o Z1 — Qualcomm Snapdragon 800 dual-core. A diferença dele está no clock de processamento, que é de apenas 1,7 GHz, enquanto o Sony chega aos 2,2 GHz. Quando falamos de câmera e densidade de pixels, pontos para a Sony.

(Fonte da imagem: Divulgação/Motorola)

Por outro lado, o Motorola Moto X traz duas opções de memória de armazenamento e pode garantir mais espaço para os consumidores, que precisam de cartões de expansão para equiparar os valores. Apesar de ainda não haver preço confirmado para o Z1 Compact, é possível que ele seja mais caro do que o Moto X.

iPhone 5S

Na eterna disputa: Android x iOS, temos agora um novo rival para o aparelho da Apple. Em questão de memória RAM, capacidade de bateria, tamanho de tela, densidade de pixels e câmera, o Xperia está claramente mais bem equipado do que o iPhone 5S. O único ponto em que o iPhone leva vantagem é no processamento, pois o chip Apple A7 consegue performance incrível graças ao sistema iOS 7 que foi criado para utilizar o máximo das capacidades de sua arquitetura 64 bits.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Lumia 1020

Para encerrar a comparação, temos também o modelo Lumia 1020 da Nokia, que utiliza o Windows Phone 8. O aparelho traz o processador Snapdragon S4 dual-core de 1,5 GHz, que é um pouco mais fraco do que o utilizado pelo Z1 Compact. Quanto aos outros componentes, não há muita diferença.

(Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

O grande trunfo aqui fica por conta da câmera do Nokia, que apresenta resolução máxima de 41 megapixels e é o único capaz de desbancar os aparelhos da Sony nessa atual geração de “cameraphones”. Ele só perde um pouco no quesito espessura, pois as lentes da câmera utiliza fazem bastante volume.

.....

Como você viu, o hardware do novo Xperia Z1 Compact é mesmo muito bom. O que falta agora é saber se a Sony conseguiu montar um sistema operacional capaz de retirar tudo o que ele pode oferecer — lembrando que o Xperia Z1 perde para o G2 em desempenho, apesar de oferecer hardware muito parecido. Qual é a sua aposta para esses embates no mercado em 2014?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.