Controle bizarro quer substituir os teclados tradicionais na hora de jogar

Imagem de: Controle bizarro quer substituir os teclados tradicionais na hora de jogar

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Diferenças de hardware à parte, um dos fatores que mais distância os PCs dos consoles caseiros é a maneira-padrão como interagimos com jogos. Enquanto o primeiro universo é associado à combinação mouse e teclado, o segundo é marcado pelo uso de controles especializados que, embora tragam menor precisão em alguns pontos, se mostram mais ergonômicos e apresentam um feedback tátil mais preciso.

Embora atualmente não seja mais preciso realizar a transição entre esses dois métodos de controle (graças a plataformas com entradas USB e à existência de drivers melhores para computadores), ainda há quem não consiga alternar entre eles facilmente. Prova disso é o teclado modular criado pelo inventor Chris Zhao-Holland, cujo objetivo é trazer ao mundo dos desktops as comodidades vistas nos gamepads dos video games caseiros.

O dispositivo, batizado apropriadamente como “Sinister” (sinistro, em uma tradução livre) lembra uma base para descansar o punho adornado por botões do Xbox 360 e um único gatilho. Se assemelhando bastante a produtos como o Razer Orbweaver, o aparelho possui características que permitem variar sua forma sem que ele deixe de funcionar corretamente.

Um par de alavancas localizada na parte lateral do dispositivo permite alternar entre o reconhecimento do produto como um dispositivo Xinput (como um controle convencional), um mouse ou um aparelho DirectInput (cujas funções precisam ser configuradas por um software) ou uma mistura de diferentes métodos.

Produto ainda incompleto

Segundo o Engadget, embora o Sinister funcione em jogos como Crysis 3 é preciso passar por um processo de aprendizado relativamente complicado para se adaptar ao que ele tem a oferecer. Zhao-Holland admite que a invenção ainda apresenta problemas, mas destacou uma de suas vantagens: graças ao uso de polímeros eletroativos Vivitouch, o dispositivo possui uma resposta mais precisa que a maioria dos controles tradicionais.

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Segundo o criador, a versão finalizada do gadget deve não só ser capaz de emular diferentes modos de uso, mas também deve contar com botões intercambiáveis. A expectativa é a de que o produto passe por uma transformação antes mesmo da CES 2014, e já está sendo planejada uma campanha no Kickstarter para obter o dinheiro necessário para tornar o acessório uma realidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.