Serviço de chat do BitTorrent protege a sua identidade com criptografia

Imagem de: Serviço de chat do BitTorrent protege a sua identidade com criptografia

(Fonte da imagem: Reprodução/BitTorrent Chat)

A segurança é a prioridade de várias pessoas na Era da Informação, afinal nunca sabemos quando alguém está espionando nossos dados, informações ou até mesmo as conversas com nossos amigos. Pensando nisso, o novo serviço de troca de mensagens do BitTorrent está trabalhando com criptografia para proteger a privacidade de usuários na hora de conversar por meio da sua tecnologia ponto a ponto (do inglês, “peer-to-peer”).

Em vez de receber um nome de usuário, o serviço BitTorrentChat oferece uma chave criptografada para cada pessoa, protegendo a identidade de cada um e tornando quase impossível reconhecer alguém a partir desse número. Para aprimorar a segurança, são utilizados algoritmos de distribuição em tabela (como o DHT, do inglês Distributed Hash Tables), possibilitando que as informações corram tranquilamente pela web sem que alguém possa identificá-las ou decifrá-las.

Segundo a empresa, a principal vulnerabilidade nas ferramentas atuais de comunicação é a necessidade de um servidor para centralizar e armazenar as comunicações – o que não garante que a comunicação entre as pessoas, nesse caso, seja segura. Assim, o método do BitTorrent Chat também descarta a necessidade de servidores de dados para a transmissão das mensagens, evitando que um ataque de hackers ponha em risco os dados e informações dos usuários.

Os interessados no BitTorrent Chat podem se cadastrar para os testes no site do serviço. No entanto, a empresa não divulgou uma data para o lançamento oficial do mensageiro.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.