Brasil: 51% das operações bancárias são feitas pela internet

Imagem de: Brasil: 51% das operações bancárias são feitas pela internet

(Fonte da imagem: Reprodução/GSMNation)

Nesta quinta-feira (19), foi divulgado que uma pouco mais da metade (51%) das transações bancárias brasileiras são feitas através da internet — os meios variam de computadores até smartphones e tablets. O estudo foi feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e trabalhou com os dados do primeiro semestre deste ano do Banco do Brasil, Bradesco, HSBC, Itaú Unibanco e também Santander.

Dessa maneira, foi possível constatar que houve um crescimento bastante relevante em transações deste gênero. Nos primeiros seis meses do ano passado, elas representavam 46% do total de operações, sendo que esse número passou para 51% em 2013, Isso também mostra a popularização de aparelhos eletrônicos e o maior acesso à internet por parte dos brasileiros.

Com foco nos aparelhos móveis

Ainda de acordo com a pesquisa realizada pelo pessoal da Febraban, os grandes “culpados” para que essa mudança acontecesse são os aparelhos mobile. No primeiro semestre de 2012, as transações feitas com tablets e celulares inteligentes bateu a meta de 244 milhões. No mesmo período deste ano, este número cresceu para 822 milhões, o que representa um aumento realmente grande.

Para fortalecer a proteção de contas bancárias em dispositivos móveis, a Febraban também aconselha que as pessoas tomem cuidado com aparelhos usados (dar preferência para os que não passaram por jailbreak ou root), assim como com a instalação de aplicativos desconhecidos. Outra iniciativa aconselhável é a de se ambientar com o serviço online oferecido pelo seu banco.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.