E se nós pudéssemos enxergar os sinais de telefone?

Imagem de: E se nós pudéssemos enxergar os sinais de telefone?

(Fonte da imagem: Reprodução/My Voucher Codes)

A gigantesca quantidade de sinais que circulam ao nosso redor é impressionante: são os sinais de telefone, de WiFi, de Bluetooth, de rádio, entre tantos outros. Se estamos em grandes centros urbanos, eles aumentam muito mais. Você já pensou se pudéssemos enxergar essas transmissões invisíveis?

O artista Nickolay Lamm realizou desenhos conceituais de como seriam as cidades se nós conseguíssemos visualizar essas transmissões. Ao olhar as artes, podemos perceber um mundo dividido em segmentos hexagonais multicoloridos com diferentes variações de picos, conforme os lugares que recebem mais ou menos chamadas telefônicas.

Os professores de elétrica e de engenharia da computação Danilo Erricolo e Fran Harackiewicz, da Universidade de Illinois, em Chicago, foram consultados para realização do projeto e contribuíram com suas noções para que os desenhos transmitissem o que pode ser considerado real. Segundo eles, os sinais foram concebidos como uma rede de hexágonos na ilustração por que distribuem melhor as frequências recebidas em diferentes regiões.

(Fonte da imagem: Reprodução/My Voucher Codes)

As cores representam as chamadas recebidas em várias frequências e os picos maiores o número de ligações feitas e realizadas por localidade. É necessário ressaltar que as frequências não são estáticas em um lugar, já que são alteradas constantemente. Portanto, se esse quadro fosse real, ele seria bastante psicodélico com as colorações mudando todos os segundos.

Certamente, é bastante interessante imaginar como seria enxergar todos esses sinais com nossos próprios olhos. Contudo, não há como negar que ficaríamos um pouco confusos com tantas informações por todos os lados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.