Balloon Pop 2: jogo do Android roubava e vendia conversas do WhatsApp

Imagem de: Balloon Pop 2: jogo do Android roubava e vendia conversas do WhatsApp

(Fonte da imagem: Reprodução/Graham Cluley Blog)

Um jogo aparentemente inocente foi retirado da Google Play Store por atuar de forma bastante prejudicial àqueles que o instalavam. Conhecido como Balloon Pop 2, o aplicativo na verdade servia como uma ferramenta para roubar conversas do WhatsApp, que eram enviadas para o site WhatsAppCopy e subsequentemente vendidas para compradores interessados.

Um dos primeiros a notar o comportamento do app foi o pesquisador Graham Cluley, que descreveu o ocorrido em seu blog pessoal. “A Google claramente possui uma perspectiva pessimista em relação ao aplicativo, o que a fez removê-lo de sua loja oficial. Mas, claro, é bastante possível que o software seja distribuído através de meios não oficiais — versões futuras podem ser ofertadas com outros disfarces que não sejam um jogo de estourar balões”, alerta.

Segundo Cluley, um dos fatores que ajudaram o game a se propagar é o fato de ele em nenhum momento exibir avisos de que está registrando conversas do WhatsApp e não oferecer qualquer opção que permita bloquear essa ação. O pesquisador afirma que essa não é a primeira e provavelmente nem a última vez que um aplicativo do tipo aparece na loja virtual.

“Ao menos a Apple possui rédeas firmes sobre os programas que chegam aos iPhones e iPads”, cutuca ele. Cluley finaliza sugerindo que o WhatsApp também deve prestar mais atenção a seu sistema de segurança para impedir que as conversas de seus usuários sejam captadas de maneira tão fácil por outros softwares.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.