RUNSAFER: tênis tecnológico ajuda você a melhorar sua caminhada

Imagem de: RUNSAFER: tênis tecnológico ajuda você a melhorar sua caminhada

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Fraunhofer Institute)

Por mais que praticar caminhadas ou corridas com regularidade seja ótimo para sua saúde, não estar devidamente preparado para isso pode trazer grandes danos para seu corpo. E não estamos falando de questões como alongamentos – o que muitos não sabem é que seus passos podem fazer toda a diferença para seus exercícios. E é para nos ajudar nisso que foi criado o RUNSAFER.

Este curioso par de tênis, como você pode ver na imagem acima, não parece ter nada de diferente. Em seu interior, porém, o RUNSAFER conta com um sensor biométrico, segundo o site do Fraunhofer Institute, que trabalha em conjunto de um acelerômetro e um GPS. Os dados acumulados por eles são enviados a um aplicativo em seu smartphone, que analisa as informações e recomenda maneiras de melhorar sua caminhada.

Otimizando sua caminhada

E que tipos de sugestões ele faria? “O aplicativo poderia recomendar a você correr mais devagar, por exemplo, ou rolar seu pé de maneira diferente, sugerindo a procura de uma superfície de corrida diferente ou parando, se necessário”, explicou o Dr. Andreas Heinig, um dos cientistas do projeto.

Para os interessados na tecnologia, sinto informar que o RUNSAFER ainda deve demorar um pouco para ser lançado. Embora um protótipo do calçado e do aplicativo já estejam prontos, os pesquisadores estão trabalhando em uma versão menor dos sensores (o que é uma tarefa árdua, já que eles devem se manter resistentes, leves e, acima de tudo, à prova d’água). Com isso, seu lançamento está previsto apenas para o começo de 2015.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.