"Hackers do bem" vão trabalhar para a prefeitura de São Paulo

Imagem de: "Hackers do bem" vão trabalhar para a prefeitura de São Paulo

Mário Vinicius Spinelli, o controlador-geral da cidade de São Paulo. (Fonte da imagem: Reprodução/UOL)

Neste ano, a prefeitura de São Paulo conseguiu identificar o maior caso de corrupção da sua própria história. Um dos responsáveis por isso é o controlador-geral do município de São Paulo, Mário Vinicius Spinelli — sendo que ele teve os esforços de apenas mais três colaboradores para conseguir obter sucesso.

Por conta disso, o prefeito da cidade, Fernando Haddad (PT), permitiu que as investigações continuassem e fossem cada vez mais “fundo” — tanto que até mesmo o secretário do Governo acabou acusado de receber dinheiro de forma indevida. Com isso, a atuação de Spinelli e seus parceiros foi encarada com uma importância ainda maior.

Investigação constante e permanente

Dessa forma, foi autorizada a contratação de mais cem funcionários para a Corregedoria, sendo que eles podem ser especializados em diversas áreas. No entanto, como o próprio Spinelli explicou em entrevista para a Folha de S. Paulo, o foco é em colaboradores que trabalhem na área de Ciência da Computação.

De acordo com o que foi divulgado, estes profissionais vão trabalhar como “hackers do bem” — definição escolhida pelo próprio Spinelli. Isso quer dizer que eles vão trabalhar com o banco de dados da prefeitura constantemente, avaliando os ganhos registrados de servidores e o seu real patrimônio, buscando por pistas de irregularidades.

Trazendo o dinheiro de volta

Com isso, o controlador-geral espera que sejam comprovados prováveis desvios de dinheiro e que os bens dos responsáveis pela atividade ilegal sejam congelados e, posteriormente, revertidos à prefeitura. Contudo, a “área” de atuação dele e de seus colaboradores abrange somente servidores públicos ainda em atividade — os aposentados são apenas convidados a dar explicações.

Além de tudo isso, Spinelli também pretende ter um setor para cuidar (e responsabilizar, é claro) empresas envolvidas em casos de corrupção. Depois de saber um pouco mais sobre o assunto, o que você acha desta iniciativa? Será que vai dar tudo certo ou a solução também vai virar parte do problema?

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.