Brasil: vendas de smartphones batem recorde no terceiro trimestre de 2013

Imagem de: Brasil: vendas de smartphones batem recorde no terceiro trimestre de 2013

(Fonte da imagem: Reprodução/CIO)

De acordo com dados da IDC, que trabalha com inteligência de mercado dentro do segmento de tecnologia, a venda de smartphones no Brasil tem apresentado um crescimento surpreendente — coisa que você pode ter notado ao andar pela rua, já que grande parte das pessoas parece contar com um aparelho deste gênero.

Ao analisar o terceiro trimestre deste ano, foi possível constatar que 17,9 milhões de celulares foram vendidos — e, entre esses dispositivos, 10,4 milhões eram smartphones. Levando em consideração os gadgets inteligentes, o crescimento em relação ao mesmo período de 2012 foi de 147% (ou de 20%, quando comparado com os três meses anteriores), o que é um recorde.

O preço parece ser a chave

Enquanto isso, os celulares convencionais encaram uma queda de 33% em relação ao ano passado, sendo que essa diminuição nas vendas é constante e relatada a cada pesquisa. De acordo com um analista da própria IDC, chamado Leonardo Munin, esse aumento estrondoso tem diferente motivos para acontecer.

Uma das razões principais é o fato de que grandes companhias atuam no país, oferecendo uma grande quantidade de modelos e baixando o preço médio dos smartphones — e isso faz com que aparelhos deste gênero se tornem mais acessíveis. Além disso, mais pessoas têm comprados aparelhos melhores, de maneira que gadgets de valor mais alto também vendam bem.

Mas e no mundo?

No mercado mundial, os números também são recordes. No terceiro trimestre do ano as vendas de smartphones atingiram cerca de 468 milhões de unidades, um aumento de 39% em relação ao mesmo período no ano passado. No comparativo trimestral, o crescimento foi de 9%. A queda substancial no preço deste tipo de dispositivo e a chegada de novos fabricantes no mercado, além dos números realizados pela China, que hoje já representa mais de um terço do mercado, foram os principais responsáveis pelo saldo positivo.

"Olhando para o futuro, temos a expectativa de outro grande salto nas vendas para o quarto trimestre e um novo recorde para o mercado de smartphones mundial, já que historicamente esse período apresenta bons resultados motivados pelas vendas de Natal e lançamentos”, diz o analista da IDC. Segundo ele, o mercado mundial deverá chegar próximo de um bilhão de unidades vendidas em 2013.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.