Código do YouTube esconde serviço pago para música online e offline

Imagem de: Código do YouTube esconde serviço pago para música online e offline

Ainda não há previsão para a transformação do app (Fonte da imagem: Divulgação/YouTube)

Em outubro deste ano, rumores sobre a possibilidade de o YouTube começar a oferecer um serviço de streaming de música online e offline começou se espalhar pela internet. Na ocasião, tudo não passava disso mesmo, um rumor ou no máximo uma informação vazada dos escritórios do Google.  Agora, com um análise completa do código do YouTube para Android, o Android Police descobriu alguns detalhes que devem reforçar a ideia de que o serviço de vídeos vai se tornar uma espécie de player universal para o Robô.

De acordo com a análise do site, o app conta com várias menções a um “Music Pass”, que poderia ser adquirido pelos usuários a fim de usufruir de um serviço com “milhões de músicas e sem anúncios”. Além disso, as informações dos rumores anteriores sobre a possibilidade de armazenar música offline nos aparelhos também parece verdadeira. Contudo, isso só seria possível no novo YouTube caso a pessoa não ficasse muito tempo sem acessar a internet no dispositivo. Caso contrário, as músicas teriam a “data de validade” expirada, sendo automaticamente eliminadas.

Além das músicas, há sinais de que vídeos também poderiam ser armazenados para consumo posterior. Da mesma forma que as faixas, os clipes também seriam eliminados do aparelho depois de algum tempo sem conexão com a rede.

E o Play Music?

Com todos esses rumores e agora provas sobre a transformação do YouTube, não podemos deixar de imaginar as razões da Google para tal. Afinal, a empresa já conta com o Play Music, que mistura músicas online com offline no aparelho, e o Play Movies, que armazena filmes em cache para o usuário assistir depois. A única explicação possível é de que essas duas marcas não tiveram o sucesso esperado e a empresa agora pretende juntar as duas ao YouTube, que tem um nome de peso e pode alavancar os lucros, caso conte com algum serviço interessante para os usuários.

De qualquer maneira, não há ainda qualquer informação sobre quando essa transformação pode acontecer no YouTube ou se esse novo serviço vai mesmo estar no disponível no Brasil — o Play Music, pelo menos, até hoje não tem suporte para músicas online por aqui.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.