Governo de SP faz parceria com Google e fornecerá apps e aulas em vídeo

Imagem de: Governo de SP faz parceria com Google e fornecerá apps e aulas em vídeo

(Fonte da imagem: Reprodução/Folha de São Paulo)

O governo do Estado de São Paulo anunciou hoje no Palácio dos Bandeirantes uma parceria com o Google para capacitar os mais de 300 mil professores de ensino fundamental e médio da rede pública estadual. Os treinamentos ensinarão o melhor uso do Gmail e do Google Docs, além de atividades complementares com os diversos apps do Google.

O projeto também prevê que os professores utilizem uma plataforma de vídeo online para transmitir em tempo real as aulas filmadas. O treinamento de docentes não possui data definida, porém segundo os dados da secretaria deve durar o ano inteiro de 2014. Graças a essa iniciativa, os professores e alunos terão acesso gratuito à versão educacional dos programas do Google.

Geraldo Alckmin disse que "uma plataforma colaborativa como essa faz as escolas saírem de seus muros", referindo-se à possibilidade de as videoconferências atingirem mais de cinco mil escolas e criarem verdadeiros debates no estado inteiro. As aulas presenciais não serão substituídas pelas virtuais, que servirão como complemento disciplinar – os exercícios também não serão realizados no computador.

Um novo modo de estimular a aprendizagem

O treinamento englobará todos os professores e será feito por meio da EFAP (Escola de Formação e a Aperfeiçoamento dos Professores), com funcionários da tecnologia do governo e supervisão do Google, com aulas presenciais e à distância. Um dos objetivos da parceria é criar ferramentas que possam adicionar e estimular conteúdos em sala de aula.

Nelson Mattos, diretor de engenharia do Google, disse que o ponto principal não é a tecnologia aplicada no sistema de educação, porém sim o que os professores vão fazer com ela. "Há muitos professores que sabem usar a internet, são ativos, mas muitos não. Os alunos, de forma geral, têm condição de aprender aquilo rapidamente, mas o professor, nem sempre", disse ele. Por isso, o treinamento será tão importante.

Os alunos e professores beneficiados pelo programa também poderão utilizar um disco virtual de 25 GB no Google Drive (a versão gratuita permite somente 10 GB).

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.