Novidade: Jolla é lançado sem botões físicos e suportando apps para Android

Imagem de: Novidade: Jolla é lançado sem botões físicos e suportando apps para Android

Acima, você pode conferir o novo smartphone finlandês. (Fonte da imagem: Reprodução/Jolla)

No começo deste ano, o Tecmundo noticiou que ex-funcionários da Nokia criaram uma empresa chamada Jolla e que iriam lançar um smartphone com este mesmo nome. O maior diferencial é que estes profissionais investiram em uma versão do sistema operacional MeeGo, chamada de Sailfich OS e que tem o seu kernel baseado em Linux.

Acontece que esse celular inteligente realmente foi criado e, nesta quarta-feira (27), foi lançado na Finlândia. As suas especificações técnicas não são surpreendentes, já que o aparelho conta com tela de 4,5 polegadas, resolução de 960x540, processador Snapdragon dual-core de 1,4 GHz, 1 GB de RAM e mais 16 reservados para o armazenamento interno.

Comandos somente por toques

Contudo, o mais interessante é que o Sailfish permite que o smartphone seja criado sem a utilização de qualquer botão físico. Todos os comandos são feitos através de movimentos do dedo na tela sensível ao toque, como deslizar de cima para baixo para fechar apps ou abrir o menu passando o dedo em uma das bordas do dispositivo — são várias as possibilidades, como mostra o vídeo abaixo.

Enquanto isso, caso você esteja preocupado com a oferta de softwares para o celular, saiba que ele é capaz de rodar os aplicativos feitos para Android, sendo que o download é feito através da loja digital construída pelo pessoal do buscador russo Yandex. Dessa maneira, o dono de um Jolla pode aproveitar vários programas famosos, como Facebook e Instagram, por exemplo.

Um produto restrito...

Um recurso que pode atrair muita gente é o que é chamado de “multitarefa real”. Neste caso, o sistema operacional transforma os softwares ativos em widgets, de maneira que não seja necessário abri-los novamente para utilizá-los. Outro destaque é a tecnologia chamada de I²C, que permite a utilização da capinha chamada de The Other Half — ela se conecta ao aparelho, mudando cores e fontes da interface ou abrindo apps.

O único problema que pode ser citado (até o momento) em relação ao Jolla é o fato de que ele está sendo vendido somente na Finlândia — e por 399 euros (cerca de R$ 917, sem impostos). Por conta disso, não há previsões de quando ele vai ser ofertado fora da Europa, obrigando os possíveis compradores brasileiros a esperarem por qualquer pronunciamento oficial da companhia.

Especificações do smartphone Jolla

  • Sistema operacional: Sailfish OS;
  • Tela: 4,5 polegadas;
  • Resolução: 960x540;
  • Processador: Snapdragon dual-core de 1,4 GHz;
  • Memória RAM: 1 GB;
  • Capacidade de armazenamento: 16 GB;
  • Câmera traseira: 8 megapixels (flash de LED);
  • Câmera frontal: 2 megapixels;
  • Bateria: 2.100 mAH;
  • Espessura: 9,9 milímetros;
  • Peso: 141 gramas;
  • Preço: R$ 917 (399 euros).
Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.