Google Notícias: como personalizar com tópicos e sites preferidos

Imagem de: Google Notícias: como personalizar com tópicos e sites preferidos

Personalizando o Google Notícias (Fonte da imagem: iStock)

Caso você não conheça o serviço, o Google Notícias, como o próprio nome sugere, é um serviço da Google para você receber atualizações sobre vários assuntos. O mais interessante do programa é que ele conta com um grande número de fontes e está disponível em diversos idiomas, garantindo que as suas preferências de conteúdo certamente estejam incluídas nos tópicos.

No entanto, é possível deixar as informações visualizadas ainda mais relevantes ao seu gosto pessoal, alterando algumas configurações disponíveis no serviço. Ficou interessado? Acompanhe o tutorial abaixo e aprenda como são realizadas algumas dessas modificações nas preferências do Google Notícias.

Antes de começar

Para que você não perca o seu tempo modificando a edição errada, primeiramente vamos nos certificar de que você esteja naquela que seja do seu agrado. Vamos começar entrando no Google Notícias: com a sua conta da Google já aberta no navegador, clique no botão de aplicativos e escolha a opção “Notícias”.

Acessando o Google Notícias (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, a página do serviço é imediatamente exibida no navegador. Como um padrão, o Google Notícias adota a versão relacionada ao idioma das configurações da sua conta Google. Assim, se ele estiver como português, será escolhida a do Brasil, ou a dos Estados Unidos caso o idioma seja o inglês.

Caso você esteja visualizando uma versão diferente daquela desejada, na parte superior da tela clique na setinha exibida ao lado da edição atual e escolha aquela que estiver de acordo com as suas preferências.

Escolhendo uma nova edição (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, caso a configuração tenha sido alterada, observe que toda a página é atualizada para a versão que você selecionou.

Iniciando as alterações

Após abrir o Google Notícias, como um padrão a página inicial já costuma estar com a coluna de personalizações aberta na lateral direita da tela, como mostrado na imagem abaixo:

Exibindo a coluna de personalizações (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

No entanto, caso isso não aconteça, clique no botão “Personalizar suas notícias”, presente no canto superior direito da tela, com o formato de uma engrenagem. Em seguida, a coluna de personalizações deve ser exibida.

Abrindo a coluna, caso ela esteja oculta (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Primeiro, vamos ajustar o setor “Personalizar o Google Notícias”. Aqui, são mostrados os tópicos das notícias exibidas no serviço, com a sua frequência de recebimento. Você pode modificar o número de artigos exibidos para cada seção movendo a barra de rolagem para o nível desejado (variando entre raramente e sempre).

Ajustando a frequência (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Da mesma forma, qualquer um dos tópicos pode ser excluído clicando no ícone no formato de uma lixeira, exibido logo ao lado do item quando você passa o mouse sobre ele.

Excluindo um tópico (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Além disso, também é possível adicionar tópicos com assuntos do seu interesse. Para isso, digite uma palavra-chave no campo presente logo abaixo das categorias e clique no botão “+”. Então, basta ajustar a frequência de recebimento para o novo item.

Adicionando um novo tópico (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Você também pode criar um tópico customizado, clicando em “Avançado” e escolhendo a alternativa “Crie uma seção personalizada”.

Entrando nas configurações avançadas (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, é preciso definir o título da seção, os termos de pesquisa relacionados ao assunto, a edição na qual ela deve ser adicionada e, opcionalmente, uma fonte. Vale apenas reforçar que quanto mais precisas forem as informações, mais exatos serão os resultados. Quando tudo estiver de acordo com o desejado, clique em “Criar”.

Criando a seção (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por último, quando todos os assuntos desejados já estiverem na lista, e aqueles pelos quais você não se interessa forem excluídos, é possível trocar a ordem de exibição deles “arrastando” os itens para a sequência desejada.

Reorganizando as seções (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Alterando fontes

Agora que os tópicos estão de acordo com o desejado, você pode também adicionar fontes novas e indicar o grau de frequência no qual você quer receber as notícias das páginas que já estão presentes no sistema como um padrão. O sistema aqui funciona de maneira muito semelhante ao sistema de tópicos explicado acima.

Para indicar o nível de frequência do recebimento a partir de uma fonte, faça o ajuste da barra de rolagem entre um dos quatro graus disponíveis.

Ajustando a frequência das fontes (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Se você quiser adicionar uma fonte nova, digite o nome do site no campo disponível em “Ajustar fontes” e clique no botão “+” presente ao lado dele. Feito isso, o novo item passa a ser exibido na lista e você pode indicar o grau de frequência desejado para ele.

Adicionando fontes (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Observações: concluídas tais alterações, as fontes que você promover ou rebaixar são classificadas de forma diferente para a sua conta nos resultados de pesquisa do Google Notícias. As páginas cuja frequência foi diminuída podem desaparecer totalmente e as que foram aumentadas podem nem sempre estar disponíveis nos assuntos selecionados.

Configurações adicionais

Algumas preferências adicionais podem ser incluídas clicando na alternativa “Configurações”. Ali, você pode definir se deseja ver o conteúdo em uma ou duas colunas, indicar se um artigo deve ser aberto em uma nova janela, estabelecer se o Google Notícias deve ser atualizado automaticamente a cada 15 minutos e mostrar ou não a previsão do tempo.

Configurações adicionais (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Além disso, também é possível selecionar a quantidade de conteúdo a ser exibido que possui como fonte blogs e comunicados à imprensa.

Não gostou dos resultados?

Se você acabou não gostando das personalizações, fique tranquilo! Você pode tanto desativá-la temporariamente quanto voltar ao modelo-padrão do serviço. Para a primeira alternativa, vá até o final da página e clique em “Edição Brasil Padrão”. Feito isso, você receberá a versão brasileira do serviço sem as alterações durante o seu período de acesso. Para desfazer essa mudança, basta clicar em “Edição Brasil Personalizada”.

Visualizando o modelo-padrão (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Se você quiser voltar ao padrão e apagar todas as suas alterações, clique no botão “Redefinir”, localizado logo abaixo do setor “Ajustar fontes”.

Voltando ao modelo-padrão (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Considerações finais

Embora o aplicativo ofereça um sistema de personalizações com várias opções, ele não é perfeito. Com relação aos tópicos, o funcionamento é realmente satisfatório, porém não se pode dizer o mesmo para as fontes adicionadas, pois muitas vezes você acaba simplesmente não recebendo notícias vindas delas.

Outro ponto que vale observar é que o Histórico da web presente na sua conta da Google influencia os resultados. Caso ele esteja ativado, você recebe os artigos que são considerados pelo sistema como mais interessantes para você, tendo como base itens que você já tenha acessado ou procurado durante as suas pesquisas pelo buscador da empresa.

Entretanto, tais características são facilmente explicadas se você considerar que ele é um serviço para receber notícias e não apenas um leitor de feeds. Além disso, um ponto interessante a ser ressaltado é que, caso você não goste das suas modificações, há como voltar atrás de maneira simples.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.