6 aeroportos enormes que movimentarão milhares de pessoas nos próximos anos

Imagem de: 6 aeroportos enormes que movimentarão milhares de pessoas nos próximos anos

Aeroporto Internacional de Hamad, no Catar (Fonte da imagem: Reprodução/Arabia Gazette)

Já imaginou passar suas férias em um aeroporto? Acredite: isso será algo perfeitamente possível em breve, visto que essas estruturas estão evoluindo para um nível absurdo de complexidade. A tendência do momento é criar aeroportos dotados de tudo o que um turista precisa para se divertir e relaxar em terras estrangeiras – e isso inclui variadas opções de hospedagem, alimentação e compras de todos os tipos.

O pessoal do Gizmodo publicou recentemente uma lista com seis aeroportos (em fase de construção ou de expansão) que deverão se consagrar como os maiores e mais movimentados do mundo durante os próximos anos. Conheça um pouco mais essas incríveis estruturas e se impressione com os projetos ousados listados abaixo.

(Fonte da imagem: Reprodução/UKIP Media)

1) Aeroporto Internacional de Incheon

Embora seja relativamente antigo (foi inaugurado em março de 2001), o Aeroporto Internacional de Incheon (ICN) é o maior da Coreia do Sul, tendo movimentado cerca de 40 milhões de pessoas durante o ano de 2012. O estabelecimento colossal conta com um museu da cultura coreana, cinemas, cassinos, hospitais, shoppings e dois hotéis em seu interior – tudo o que é necessário para um turista se sentir confortável no território asiático.

Aeroporto Internacional de Incheon, o maior aeroporto da Coreia do Sul (Fonte da imagem: Reprodução/Starmometer)

2) Aeroporto Internacional de Shenzhen Bao’na

Aberto desde outubro de 1991, o Aeroporto Internacional de Shenzhen Bao’na (SZX) é atualmente considerado o sexto maior aeroporto da China, recebendo aproximadamente 29 milhões de pessoas por ano. Contudo, um projeto de expansão dirigido pelo famoso arquiteto italiano Massimiliano Fuksas deve aumentar consideravelmente a capacidade da estrutura. Um terceiro terminal está sendo construído desde 2008 e deve ser finalizado em breve, com a inauguração de uma nova pista de decolagem com 3,6 mil metros de comprimento.

Projeto do terceiro terminal do Aeroporto Internacional de Shenzhen Bao’na (Fonte da imagem: Reprodução/Arup)

3) Aeroporto Internacional de Al Maktoum

Projetado para ser o maior e mais movimentado do mundo, o Aeroporto de Al Maktoum (DWC) localiza-se em Dubai e já estava aberto para o transporte de cargas desde 2010, mas só em setembro deste ano recebeu o aval para operar voos domésticos. O complexo, todavia, ainda não está pronto; ele só será efetivamente finalizado em meados de 2027, quando deverá movimentar absurdos 160 milhões de passageiros por ano e se consagrar como o aeroporto mais agitado do mundo inteiro!

O projeto cobre uma área de 220 km² e já custou cerca de US$ 32 bilhões desde o início de sua construção. A estrutura conta com cinco pistas de decolagem paralelas, três terminais de passageiros e 16 terminais de carga, além de uma série de lojas e pequenos hotéis.

Maquete do Aeroporto Internacional de Al Maktoum (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

4) Aeroporto Internacional de Beijing Daxing

Embora ainda não esteja em condições de funcionamento, o Aeroporto Internacional de Beijing Daxing (ainda sem código IATA) é um projeto que impressiona o mundo por conta de sua ambição e enorme potencial. A estrutura deverá ser finalizada em outubro de 2018 e ocupará uma área de 2,6 mil hectares da área rural de Daxing. Custando pelo menos US$ 11 bilhões para os cofres chineses, o aeroporto deve movimentar 75 milhões de pessoas até o ano de 2025 e contar com nada menos do que nove pistas de decolagem.

Desenho do Aeroporto Internacional de Beijing Daxing (Fonte da imagem: Reprodução/Airport Technology)

5) Aeroporto Internacional de Hamad

Outro complexo que ainda está em fase de construção é o Aeroporto Internacional de Hamad, no Catar, que deverá ser inaugurado em abril de 2014 e servirá cerca de 93 milhões de pessoas anualmente. Ele foi projetado inicialmente para substituir o Aeroporto Internacional de Doha e terá 3,6 mil hectares de área total – o equivalente a dois terços do tamanho total da própria cidade de Doha.

Modelo tridimensional do Aeroporto Internacional de Hamad (Fonte da imagem: Reprodução/Marhaba)

6) Aeroporto Internacional de Abu Dhabi

Projetado para ser a maior estrutura dos Emirados Árabes Unidos, o Aeroporto Internacional de Abu Dhabi (AUH) está sofrendo uma expansão que aumentará drasticamente sua capacidade atual de passageiros (20 milhões por ano). Trata-se do terminal Midfield, que deverá ser inaugurado em julho de 2017 e contará inclusive com uma terceira pista de decolagem e uma base para a companhia aérea nacional dos EAU (Etihad Airways).

Terminal Midfield aumentará a capacidade do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi (Fonte da imagem: Reprodução/UKIP Media)

.....

E então, de qual projeto você mais gostou? Não deixe de nos contar usando o campo de comentários logo abaixo!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.