Grafeno é coisa do passado: conheça o incrível staneno

Imagem de: Grafeno é coisa do passado: conheça o incrível staneno

(Fonte da imagem: Reprodução/KurzeilAI)

Você provavelmente já está cansado de ouvir falar sobre o grafeno, um material descoberto recentemente e que tem tudo para mudar o cenário da tecnologia de forma drástica. Contudo, cientistas da Universidade de Stanford e do SLAC National Accelerator Laboratory podem ter descoberto um material condutor ainda mais fino e eficiente, podendo transmitir eletricidade com 100% de eficácia nas temperaturas de funcionamento de um chip.

Batizado como stanene – combinação entre a palavra stannum (fino) com o mesmo sufixo usado no nome original do grafeno (graphene) –, o material é composto por uma única camada de átomos e pode mudar radicalmente a fabricação de microchips como processadores. “Nós conseguimos imaginar o stanene sendo usado para muitos circuitos e estruturas, inclusive substituindo o silício no coração dos transistores”, declarou Shoucheng Zhang, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.

Vale observar, contudo, que o stanene (ou staneno, como em breve poderemos chamá-lo em português) ainda está em suas fases iniciais de teste e deve demorar bastante até se tornar algo realmente utilizável no mercado de tecnologia. Ainda assim, o potencial do material já encanta especialistas ao redor do mundo inteiro.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.