Brasil tem mais de 120 milhões de acessos ativos pela banda larga

Imagem de: Brasil tem mais de 120 milhões de acessos ativos pela banda larga

(Fonte da imagem: Reprodução/Sinttel)

O uso da banda larga no Brasil mostra um grande crescimento nos últimos anos, dando ótimas previsões para o futuro da internet no Brasil. Dessa vez, um levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) estimou que o número de acessos por este meio aumentou em 43% se comparado com outubro de 2012, contabilizando ao todo 122,4 milhões de conexões no mês passado.

Segundo os dados levantados, mais de 37 milhões de novos acessos foram abertos nos últimos 12 meses. Este é um ritmo que garante a criação de 1,4 nova conexão por segundo no Brasil.

A influência da banda larga móvel

As redes móveis foram as principais responsáveis pelo crescimento de acessos no país. Pela Telebrasil, as tecnologias 3G e 4G somaram juntas 100,8 milhões de conexões no Brasil, um número 54% maior que em outubro de 2012. Neste total, 85,6 milhões de acessos são feitos por meio de celulares e smartphones, enquanto 15,2 milhões são realizados através de modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M).

(Fonte da imagem: Reprodução/infomoney)

A expansão da 3G atinge atualmente 3.463 cidades com o sinal das redes de banda larga móvel, contando com a adição de 336 municípios nos últimos 12 meses. Ao todo, isso representa que 90% da população brasileira já conta com esta cobertura móvel em sua cidade.

Conhecido como a quarta geração da telefonia dos celulares, o 4G cobre apenas 74 cidades no Brasil, disponível ainda para 30% dos habitantes do país. Os acessos por esta rede contabilizaram 731 mil conexões em outubro de 2013.

Os números pela banda larga fixa

Segundo os levantamentos da Telebrasil, a banda larga fixa registrou 21,6 milhões de acessos no país no último mês. Desse total, 1,7 milhão de conexões foram abertas nos últimos 12 meses, representando um crescimento de 11% desde outubro de 2012.

Entre a porcentagem de brasileiros que utilizam a internet fixa, 39% deles recebem uma conexão de alta velocidade. Esta categoria de banda larga, ao contrário da móvel, está disponível em todos os municípios brasileiros.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.