Windows 8.1: como remover o atalho do SkyDrive do Explorer

Imagem de: Windows 8.1: como remover o atalho do SkyDrive do Explorer

Se você — ao atualizar o computador para o Windows 8.1 — percebeu que agora existe um atalho para o SkyDrive no Explorer e não gostou muito da novidade, saiba que é perfeitamente possível eliminar esse item da lateral da tela. Este tutorial mostra passo a passo tudo o que você precisa fazer para modificar esse detalhe; o processo é um pouco trabalhoso, mas não é difícil e leva menos do que dez minutos.

Não é preciso instalar programa algum: tudo o que você precisa é coragem para mexer no Editor de Registros — se você seguir todos os passos corretamente, isso não oferece nenhum risco para a integridade do seu computador. Para ter certeza de que você está alterando as chaves corretas, cheque duplamente tudo o que for fazer!

Abra o Editor de Registros e encontre a chave certa

Abra o Editor de Registros para começar o processo (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Use o atalho WinKey + R (WinKey é o botão do teclado com o símbolo do Windows) para abrir a janela de execução e então digite "Regedit" (sem as aspas) para abrir o Editor de Registros. Uma autorização é necessária e você precisa estar logado em uma conta de administrador do computador, obviamente.

Se você estiver usando um teclado sem a WinKey, arraste o mouse para o cantinho inferior direito e então digite "Regedit" na barra de busca da Charms Bar. A chave que você precisa achar precisa ser encontrada manualmente, seguindo o caminho a seguir dentro das pastas do Editor de Registros do Windows:

"HKEY_CLASSES_ROOT\CLSID\{8E74D236-7F35-4720-B138-1FED0B85EA75}\ShellFolder"

Ao encontrar este local, o seu Editor de Registros deve estar dessa forma:

O endereço da chave é mostrado na parte de baixo; confira se você abriu o registro correto (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Desbloqueie o acesso ilimitado ao seu usuário

Ao encontrar a pasta ShellFolder corretamente, seguindo de maneira exata o passo anterior, clique com o botão direito sobre ela e escolha a opção "Permissões". É preciso mudar duas permissões desse registro para que o seu usuário possa alterar essa chave; é necessário fazer isso mesmo que você seja administrador do computador — inclusive, todo esse processo só é possível se você tiver privilégios de administrador.

Abra a janela de permissões e então as opções avançadas (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Na janela de permissões, abra a opção "Avançadas". Na parte de cima, onde está escrito "Proprietário", vai estar marcado "SISTEMA". Clique no botão "Alterar" ao lado dessa opção. Na janela aberta, existe um campo chamado "Digite o nome do objeto a ser selecionado"; ali, você precisa digitar o email que você usa para fazer login no computador. Feito isso, clique em "Verificar nomes".

Encontre o seu usuário para ser usado como proprietário das permissões avançadas (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O seu nome de usuário e email devem aparecer então nesse campo, e você pode dessa forma clicar em "OK" para confirmar a escolha. No campo "Proprietário", agora o seu nome deve aparecer, como mostra a imagem abaixo. Clique e marque a caixa "Substituir o proprietário e subcontêineres e objetos" e então clique em "OK" nessa tela. Essa é a primeira etapa da liberação de permissão.

O seu nome deve aparecer como proprietário e a caixa embaixo precisa estar marcada (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Na janela de permissões, clique em "Adicionar" e então digite novamente o seu email, como foi feito anteriormente. Confirme os dados e aperte OK para que o seu nome apareça na lista de usuários com permissão naquela chave.

Clique então sobre o seu nome. Algumas caixas são mostradas na parte de baixo, como a imagem a seguir indica. Marque a caixa "Controle total", que faz com que você possa alterar qualquer atributo daquele registro. Pronto, agora você tem total controle e pode continuar o processo de ocultar o ícone do SkyDrive.

Adicione o seu nome à lista e então marque a caixa que concede privilégios totais (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Altere a chave de atributos do registro

Voltando para a janela do Editor de Registros, agora a tarefa é bastante simples. Tudo o que você precisa fazer é dar um duplo clique para abrir a chave "Attributes", dentro da pasta "ShellFolder", como mostra a imagem abaixo. Altere o número do campo "Dados do valor" para 0 (zero) e então aperte "OK" para confirmar.

Deixe o valor do registro como "0" para que o atalho do SkyDrive suma do Explorer (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Pronto! Todo o trabalho no Editor de Registros foi feito. Agora é só fechar este aplicativo, salvar tudo o que você estiver fazendo e reiniciar o computador — se você não puder reiniciar na hora, não tem problema algum. A única diferença é que, nesse caso, o atalho do SkyDrive vai continuar a aparecer na janela do Explorer até que o computador seja desligado e ligado novamente.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.