Google libera preview do kit de desenvolvimento do Google Glass

Imagem de: Google libera preview do kit de desenvolvimento do Google Glass

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

O desenvolvimento de apps para o Google Glass não tem sido algo muito comum no momento, especialmente porque as ferramentas disponibilizadas pelos desenvolvedores são consideradas bastante limitadas.

No lugar do sistema Mirror API (que só permite criação de softwares online), o Glass Developer Kit (GDK) chegou aos desenvolvedores, possibilitando outras maneiras de criação de apps que não possuem as restrições anteriores.

Os programadores poderão contar com melhores funcionalidades, já que os apps poderão ser construídos totalmente offline e com o acesso direto ao hardware do Glass (o que quer dizer que os aplicativos poderão ter vantagens em relação ao GPS e ao giroscópio). Outras características foram adicionadas ao kit, como os chamados Live Cards, responsáveis por atualizar as informações do Glass constantemente em quadros – de modo semelhante aos Lives Tiles do Windows 8.

Desenvolvedores Android não enfrentarão dificuldades

Timothy Jordan, responsável pelo anúncio do kit de desenvolvimento, frisou que os desenvolvedores que programam conteúdo para o Android não enfrentarão dificuldades para criar apps para o Glass. Também há um modo imersivo que pode ocupar todo o display do aparelho quando selecionado, focando no aplicativo em questão. Word Lens, o impressionante app que pode traduzir textos instantaneamente ao simplesmente visualizá-los, é um desses exemplos.

O objetivo do lançamento do GDK é tornar o Glass algo que realmente pode ser útil às pessoas e que será utilizado pelos mais diversos desenvolvedores que desejam criar apps direcionados ao dispositivo. Os programadores de Android também poderão reutilizar grande parte de seus códigos no Google – sendo que as devidas alterações de interface deverão ser realizadas.

O kit de desenvolvimento é um modo de fazer com que o Glass já disponha de inúmeros aplicativos funcionais desde o lançamento oficial do aparelho. Você pode conferir o vídeo do anúncio do kit, feito por Timothy Jordan, em que inúmeras Demos de apps do Glass são exibidas:

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.