Batman, Comissário Gordon, Coringa e mais! Saiba como foi o final de Gotham (spoilers)

  • por Giovanna Tortato em 26/04/2019 - 15:42

Alerta! Este texto contém SPOILERS do series finale da série Gotham.

Essa quinta-feira, dia 25 de abril, foi ao ar na TV americana o último episódio de Gotham, que serviu como um epílogo do verdadeiro final da série na semana passada – mas também como o primeiro capítulo da jornada do Batman.

Como prometido, tivemos o retorno de Bruce Wayne à sua cidade natal depois de 10 anos em Nanda Parbat treinando para se tornar o Cavaleiro das Trevas. Mas, falando no vigilante de Gotham, ele fica escondido nas sombras (às vezes literalmente) durante todo o episódio, somente aparecendo em seus minutos finais – quando Jim Gordon o reconhece como um “amigo”.

Batman, Comissário Gordon, Coringa e mais! Saiba como foi o final de Gotham (spoilers)(Imagem: FOX/Divulgação)

Antes disso, descobrimos que Oswald (Robin Lord Taylor) saiu da prisão ao mesmo tempo em que Ed Nygma (Cory Michael Smith) consegue escapar de Arkham, onde um catatônico Jeremiah (ou somente “J”) ainda se encontra. Os dois vilões logo começam a planejar novos empreendimentos criminosos juntos – até que um “homem vestido de morcego” os surpreende.

Outra vilã com um rumo bem diferente é Barbara (Erin Richards), que agora é uma mulher de negócios de sucesso e cria sua filha – a futura Batgirl? – ao lado de Jim (Ben McKenzie, com direito à bigode) e Lee (Morena Baccarin). Aparentemente a parte em que ela é uma assassina perigosa foi esquecida e/ou perdoada.

Batman, Comissário Gordon, Coringa e mais! Saiba como foi o final de Gotham (spoilers)(Imagem: FOX/Divulgação)

Selina (agora uma ladra adulta interpretada por Lili Simmons), já pode ser chamada oficialmente de Mulher-Gato, e ainda ressente Bruce por ter a ter deixado para trás quando foi embora de Gotham. Ainda assim, quando os dois se encontram no terraço de um prédio (bom, ela fala com a figura nas sombras que sabe ser o rapaz), fica claro que os dois ainda sentem um carinho grande pelo outro.

Batman, Comissário Gordon, Coringa e mais! Saiba como foi o final de Gotham (spoilers)(Imagem: FOX/Divulgação)

Outro reencontro curioso é o do Homem-Morcego e do Coringa. Sim, Jeremiah obviamente estava fingindo e logo escapa do hospício ao sinal de que Bruce está de volta. Ao ser confrontado pelo Batman na Ace Chemicals, ele mostra toda sua loucura quase apaixonada ao dizer ter sido abandonado. “Você sabe como é ter a única coisa que você ama tirada de você?”, ele pergunta, pouco antes de um “Batarang” atravessar sua mão violentamente e explodir em gargalhadas.

Batman, Comissário Gordon, Coringa e mais! Saiba como foi o final de Gotham (spoilers)(Imagem: FOX/Divulgação)

Mas o episódio final de Gotham termina com os protagonistas reunidos no terraço onde o icônico sinal de luz do Comissário Gordon voltará a brilhar. Harvey, Alfred e Jim são observados pelo Cavaleiro das Trevas do alto de outro prédio. É somente então que a câmera nos mostra claramente a nova identidade de Bruce, com direito a uniforme completo e pose de guardião da cidade. É o fim de uma era e o começo de outra.

Batman, Comissário Gordon, Coringa e mais! Saiba como foi o final de Gotham (spoilers)(Imagem: FOX)

Mais sobre o final de Gotham:

Assuntos
Spoilers, Reviews, DC, Quadrinhos/HQs, Midseason 2019

Leia Mais

Deixe seu comentário