Por dentro da maçã: 22ª edição

Imagem de: Por dentro da maçã: 22ª edição

Lançamentos, novidades e novos produtos. A semana da Apple foi agitada principalmente pelo lançamento do Magic Trackpad, novo periférico da “maçã”  que estende o trackpad dos MacBooks Pro para os computadores de mesa.

Outra grande notícia que refletiu no mundo Mac foi a legalização por parte do governo americano dos polêmicos jailbreaks, antes proibidos por lei.

Saiba o que a Apple tem a dizer a respeito do assunto e também muitas outras novidades, como as novas configurações dos iMacs, notícias sobre o Office 2011 e as especulações sobre o misterioso iLife 11.

Governo dos EUA declara: jailbreak não é ilegal

No último dia 26 o governo estadunidense fez um importante anúncio, legalizando o famoso jailbreak para os iPhones – bem como outros dispositivos móveis, como tablets e iPods. A manobra era antes proibida com base nas leis de direitos autorais.

JailbreakCaso você ainda não conheça, o jailbreak (“sair da prisão”) é um método desenvolvido por hackers para liberar o iPhone (e também o iPod Touch), para que seja possível a instalação de aplicativos não oficiais e também a utilização de outras operadoras de telefonia.

Com o destravamento, o usuário pode escapar da App Store, e utilizar outros instaladores, como o popular Cydia. Apesar da legalização, existe um porém, e a Apple se diz não muito preocupada com essa liberação.

Isso porque apesar de agora legal, a empresa lembra que o  processo de jailbreaking viola a garantia dos aparelhos, além de tornar a experiência de uso “instável”. Resumindo: ainda é arriscado fazê-lo, e cabe a cada usuário decidir o que é melhor para o seu dispositivo.

Apesar da declaração do Governo, a Apple comunicou que o aparelho com jailbreak perde sua garantia junto à empresa. Portanto, resta ao consumidor escolher entre a liberdade e a garantia.

Apple atualiza Macs e lança novos produtos

Na última terça-feira, o site da Apple ficou fora do ar, mas voltou, minutos depois, trazendo diversas novidades. Os computadores desktop da empresa, iMac e Mac Pro, ganharam atualizações e ficaram ainda mais robustos. Os iMacs agora vêm com processadores Intel dual-core i3, i5 ou com o poderoso i7. Já os Pros podem chegar até os 12 núcleos de potência e trazem novas placas de vídeo da ATI. Um prato cheio para quem precisa de uma máquina reforçada para trabalhar.

iMac

Divulgação/Apple

A grande surpresa dos fãs da marca, no entanto, foi o lançamento de um novo periférico chamado Magic Trackpad. O acessório nada mais é do que um trackpad com capacidade multigestos (igual ao utilizado nos MacBooks Pro) voltado para os usuários de desktop. O grande diferencial em relação ao Magic Mouse, mouse da Apple, está em sua anatomia e no preço. O Magic Trackpad sai por 69 dólares.

Pilhas Apple

Divulgação/Apple

Além disso, a Apple colocou à venda seu mais novo carregador de pilhas. O acessório pode parecer desnecessário, mas vale lembrar que muitos acessórios da empresa, como o próprio Magic Trackpad, ainda fazem o uso das pilhas. O kit conta com seis pilhas recarregáveis, cuja vida útil é estimada em dez anos, e sai por 29 dólares. Confira o artigo completo sobre os lançamentos da "maçã" neste artigo.

Transforme seu iPod Touch em um iPhone

Muita gente faz a brincadeira de que a única diferença entre o iPod Touch e o iPhone é a de que o segundo, além das funções em comum com o primeiro, também faz ligações. Pois isso também pode estar com os dias contados.

A empresa chinesa Yosion promete lançar na semana que vem um case composto de uma bateria de 800 mAh e entrada para um SIM card, permitindo assim a transformação do player em um smartphone.

Case da Yosin

Fonte: Mac4Ever

A comunicação da capa com o aparelho também necessita de um software apropriado, que deve ser desenvolvido para aparelhos com jailbreak. O produto, chamado de Apple Peel 520, deve chegar às lojas chinesas com preço entre 44 e 74 dólares.

Do iPhone clássico ao 4: quem é mais rápido?

Por falar em iPhone, vem rodando a internet há alguns dias um vídeo muito interessante que mostra o comparativo de velocidade entre todas as versões do aparelho lançadas até agora.

Com um smartphone ao lado do outro, o vídeo mostra os mesmos aplicativos sendo rodados em cada um simultaneamente, o que permite notar a evolução e a diferença de desempenho entre o iPhone 4G e seus antecessores. Em alguns casos, a diferença de performance é alarmante!

StarCraft II chega ao Mac

Gamers de plantão que são usuários de sistemas Mac podem ficar contentes. Isso porque a segunda versão de um dos maiores sucessos dos últimos tempos está chegando aos computadores da Apple.

O jogo é o primeiro capitulo da briga entre os povos Protoss, Terrans e Zergs. Em Wings of Liberty a história é baseada nos Terrans. Na sequência devem ser lançadas duas expansões: “Heart of the Swarm” e “Legacy of the Void” que devem focar nos Zergs e Protoss respectivamente.

Starcraft II

Divulgação/Blizzard

StarCraft II: Wings of Liberty é o último lançamento da Blizard, empresa que tem um verdadeiro “toque de Midas” no que diz respeito à fazer games de sucesso – e que vendem bem, afinal de contas a primeira versão do jogo vendeu mais de 11 milhões de cópias.
Office 2011 para Mac é anunciado

Está previsto para o fim do ano o lançamento do Office 2011 para Mac. A suíte organizacional da Microsoft deve chegar cheia de novidades, principalmente no que diz respeito à comunicação.

Isso mesmo, a grande novidade deve ser o Outlook for Mac, com novas ferramentas de conversação e troca de mensagens, como agrupamento de emails que tratam do mesmo assunto. Sua database também foi feita exclusivamente para o sistema, para que seja possível a compatibilidade com a busca Spotlight e Time Machine backups.

A Microsoft investiu muito na compatibilidade entre os sistemas Windows e Mac, para que usuários dos dois possam interagir através dos softwares do Office. Uma evolução da galeria de elementos do Office 2008 também foi apresentada, com o nome de Ribbon UI. Seu visual traz um bom casamento entre o ambiente Mac e os produtos Microsoft.

Office 2011 for Mac

Divulgação/Microsoft

Como ponto negativo, o pacote deve ser disponibilizado somente na versão 32 bit. Porém isso não deve ser problema, pois segundo os desenvolvedores da suíte, a diferença entre o pacote em 32 e 64 bits somente seria notada em arquivos gigantescos, como planilhas de Excel com milhões de células preenchidas, ou apresentações em Power Point com centenas de imagens em alta resolução. Confira neste artigo algumas imagens da nova interface.

Novas categorias na App Store: “Rádio” e “News Stand”

Duas novas opções de categorias de aplicativos “estrearam” na App Store. Em Rádio – como o nome mesmo já entrega – estão disponíveis programas para rádios online. Muitos vinham sendo lançados e, com o relativo sucesso dos aplicativos, a “maçã” resolveu dar maior destaque criando a categoria na loja oficial.

Fácil acesso aos apps de notícia e rádio.

Já a outra novidade é a banca de jornal (News Stand). Nela são encontrados programas para a visualização de jornais, revistas e canais de notícias digitais. Enfim, literalmente uma banca virtual.

Apple

Agora é ficar de olho na novela do jailbreak e esperar os próximos capítulos. Isso porque uma das possibilidades é o desbloqueio do aparelho e, com certeza, as operadoras que pagaram pela exclusividade não vão ficar caladas.

E os novos produtos que chegam às lojas também movimentaram a semana. Os novos iMacs vêm com tudo, apresentando uma configuração imponente. E será que a chegada do Magic Trackpad pode significar uma aposentadoria precoce do Magic Mouse?

Até a próxima semana com mais notícias da “maçã”. Fique ligado e até mais!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.