Acordo da Apple com a GlobalFoundries não vai substituir chips da Samsung

Imagem de: Acordo da Apple com a GlobalFoundries não vai substituir chips da Samsung

(Fonte da imagem: Reprodução/GlobalFoundries)

Uma reportagem do jornal Times Union revelou que a Apple está firmando uma parceria com a GlobalFoundries para fabricar chips para iPhone e iPad no estado norte-americano de Nova York, o que levantou rumores de que a maçã estaria buscando substituir a Samsung no processo.  No entanto, fontes do AllThingsD afirmam que a medida não se trata disso, mas sim de contar com as instalações da outra companhia para ajudar a empresa coreana a complementar sua produção em caso de demanda excessiva.

Segundo a matéria original, a Apple estaria se preparando para iniciar a fabricação dos chips nas instalações da GlobalFoundries na cidade de Malta, em Nova York. O texto não deixa claro se a ação tinha o objetivo de reduzir a dependência da companhia em relação à Samsung, mas destaca que a empresa coreana auxiliaria ao menos na preparação para o começo da manufatura dos componentes.

Já faz anos que circulam rumores de que a Apple vem tentando reduzir sua dependência na Samsung como fabricante principal de componentes para iPhone e iPad, já que ambas são as principais competidoras no mercado mundial de smartphones. A maior parte desses boatos indicavam que a maçã estaria negociando com a fabricante taiwanesa TSMC, mas as conversas com a GlobalFoundries reavivaram o assunto.

É tudo ilusão

Segundo fontes do AllThingsD, no entanto, o cenário mais provável é que a Samsung continue a ser a fabricante primária dos chips da Apple, usando as instalações de Nova York da GlobalFoundries para o que é conhecido como “flex capacity” (“flexibilização de capacidade”, em tradução livre).

A prática já existe há muitos anos na indústria e permite que uma fabricante de componentes  pague para ocasionalmente utilizar as instalações de outra companhia nas ocasiões em que a demanda em sua própria fábrica esteja acima do apropriado. Dessa forma, a Samsung continuaria sendo a fornecedora primária de chips da Apple, dependendo da GlobalFoundries apenas em situações de emergência.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.