Baidu anuncia chegada ao Brasil: produtos gratuitos são destaque

Imagem de: Baidu anuncia chegada ao Brasil: produtos gratuitos são destaque

A Baidu, que tem em seu portfólio o segundo maior serviço de buscas do mundo, anunciou hoje o início de suas operações na América Latina, marcada com sua chegada ao Brasil. Por enquanto, a empresa traz para o país um portal de conteúdos e serviços, além de uma série de softwares para computadores e aplicativos para dispositivos móveis.

O grande diferencial dos softwares está na gratuidade do sistema. “Não tem pegadinhas. Nossos produtos são totalmente liberados e gratuitos. Não é freemium, é realmente de graça e sem publicidade, para sempre”, afirma Felipe Zmoginski, Gerente de Comunicação e Marketing da Baidu no Brasil.

Segundo Yan Di, diretor-geral da operação do Baidu no Brasil, o que motiva a empresa é o grande potencial do país e sua similaridade com o mercado chinês. “Além de um mercado em expansão, o Brasil reúne usuários muito receptivos a novos produtos e teremos a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento e maior competição no mercado local de internet”, afirma Yan.

As operações no Brasil também devem servir como base para futuros investimentos de expansão na América Latina. Jeff Becker, Diretor Internacional de Marketing, afirma que o maior foco da empresa hoje está na inovação – a meta é que, até 2019, os produtos e serviços do Baidu atinjam ao menos 50% do público mundial da internet.

Produtos lançados no Brasil: totalmente gratuitos, sem propagandas e traduzidos para o português

A Baidu apresentou um extenso portfólio de serviços para o público brasileiro. Porém, até agora, ainda não foi revelada a data para a chegada do sistema de buscas, que é o principal serviço da empresa. A previsão é de que seu lançamento ocorra durante o primeiro semestre do ano que vem.

O que a equipe do Baidu já adianta é a variedade de novidades integradas à busca. A navegação deve ficar facilitada, já que resultados de busca não devem mais aparecer apenas como uma listagem, mas sim com acesso direto ao conteúdo. Por exemplo: ao buscar um jogo, o Baidu abriria o game logo abaixo do campo de pesquisas. O mesmo deve ocorrer para outros conteúdos, como vídeos e músicas — nenhuma outra novidade foi revelada.

Confira abaixo a lista de produtos já disponíveis para o público brasileiro:

PC Faster

O PC Faster (clique aqui para baixar) é um software capaz de identificar problemas no computador capazes de deixar a máquina mais lenta. O sistema encontra arquivos inúteis armazenados no disco rígido, oferecendo ao usuário a opção de removê-los com um só clique. Além disso, sistemas de otimização para games também garantem um melhor desempenho no momento da jogatina.

Baidu Antivírus

Apresentado pela empresa como “uma solução de segurança de alta eficácia na detecção de pragas e remoção de vírus”, o Baidu Antivírus (clique aqui para fazer o download) é o sistema de proteção contra vírus que mais cresce no mundo. Ele faz a proteção total da máquina e dispositivos externos, como pendrives.

(Fonte da imagem: Divulgação/Baidu)

São três motores de detecção de ameaças (Avira, Baidu e proteção em nuvem), que trabalham sem um prejudicar o desempenho do computador: segundo testes apresentados pela empresa em comparação com concorrentes, o Baidu Antivírus é a solução mais veloz e a que menos consome memória na busca de pragas virtuais.

Spark Browser

O Spark Browser (clique aqui para baixar) conta com diversas ferramentas nativas que geralmente são encontradas apenas em plugins para navegadores. Opções como download de músicas e vídeos podem ser feitas diretamente pelo navegador.

Outro destaque é o sistema de torrents, que elimina a necessidade de mais um software para fazer o download. Com a nova versão do Spark Browser, o usuário poderá deixar de lado os clientes de torrents e fazer o gerenciamento e download em uma aba no próprio navegador.

Hao123

O Hao123 é um portal de serviços feito sob medida para quem está começando a usar a internet e ainda não domina todas as ferramentas da rede. O portal traz uma forma simples de acesso a conteúdos personalizados, desde serviços de email, redes sociais, bancos online, entre outros – tudo concentrado em um só lugar.

Aplicativos móveis

A empresa ainda conta com uma série de produtos para usuários de gadgets com Android, e todos já estão disponíveis para download no Google Play. O Du Battery Saver permite a economia de energia de até 50% nos aparelhos, gerenciando o uso da bateria. O Du Speed Booster melhora o desempenho do aparelho ao identificar e remover códigos que abusam do processador.

O Baidu Browser é uma alternativa rápida, simples e leve para navegação no Android. Seu grande atrativo é a compactação de dados em até 90%, o que representa uma enorme economia do plano de dados, além de aumentar a velocidade de navegação.

A empresa também oferece o Trust Go, que é a versão móvel de antivírus do Baidu e o Photowonder, sistema de edição de fotos capaz de ocultar defeitos na pele, dar mais volumes aos cabelos, deixar os dentes mais brancos, entre outras formas de “embelezar” os usuários.

Sobre o Baidu

A empresa foi fundada no ano 2000 e, em alguns anos, tornou-se a primeira companhia chinesa a entrar no índice Nasdaq 100, que concentra as empresas de tecnologia mais valiosas do mundo. Em 2012, o crescimento da gigante chinesa foi de 56,8% em relação ao ano anterior.

Atualmente, a empresa conta com mais de 24 mil colaboradores, dos quais 10 mil são engenheiros. O Baidu é, atualmente, o quinto site mais acessado no mundo, o site mais acessado na China e líder de buscas com 80% de participação de mercado no país. A níveis mundiais, o líder do segmento é o Google, com 71,04% de participação, enquanto o Baidu detém 16,49% do mercado de buscas em desktops, segundo pesquisas da Net Applications.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.