Patente da Apple aponta para "evolução" do touchscreen da empresa

Imagem de: Patente da Apple aponta para "evolução" do touchscreen da empresa

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Com a popularização dos smartphones e tablets, a tecnologia de telas sensíveis ao toque passou a melhorar cada vez mais — principalmente em relação à sensibilidade destes displays, assim como à velocidade de resposta e capacidade de compreender diferentes tipos de comando. E a tendência é que essa evolução continue a acontecer em ritmo acelerado.

Um fato que comprova essa linha de raciocínio é o vazamento de um provável registro de patente da Apple que está ligado diretamente à tecnologia touchscreen — assunto que já havia circulado de maneira leve pela internet nesta semana. Dessa forma, parece que a companhia da Maçã realmente está trabalhando para levar os seus displays para um novo patamar.

E como deve funcionar?

De acordo com o registro de número 8.581.870 — intitulado como “Botão touch sensitivo de dois níveis”, em uma tradução livre — essa melhoria seria feita através de uma tecnologia de sensibilidade ao toque capaz de reconhecer diferentes níveis de pressão. Com isso, você poderia trabalhar de uma maneira bem diferente e prática com os aparelhos da Apple.

Ao contrário de outros dispositivos em que o sistema percebe o tempo em que o dedo pressiona o display, essa provável tecnologia trabalha com diferentes gatilhos de funções UI. Com isso, pressionando o dedo com mais ou menos força, diferentes “barreiras” são quebradas, acionando comandos variados — a imagem no início ilustra como isso pode acontecer.

As possibilidades são inúmeras

Por ainda se tratar de um rumor, não se sabe realmente como essa novidade deve ser empregada. No entanto, ela pode servir até mesmo para que o smartphone ou tablet não sejam ativados com toques descuidados (economizando energia), por exemplo; mas as possibilidades são bem variadas, de maneira que especular sobre elas apenas consumiria tempo.

Por conta disso, só podemos esperar até o pronunciamento oficial da Apple, coisa que não deve acontecer antes de 2015 — na verdade, não se sabe nem mesmo se a companhia vai utilizar a novidade, já que o registro de patente não garante que ela vá lançar a tecnologia. No entanto, é bacana saber que mudanças significativas estão sendo planejadas, não é mesmo?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.