Como liberar espaço em disco após atualizar para o Windows 8.1

Imagem de: Como liberar espaço em disco após atualizar para o Windows 8.1

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Se você acabou de atualizar seu computador para a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft – o Windows 8.1 –, pode ter notado que o upgrade acabou angariando mais espaço em disco do que era necessário. Não se preocupe: esse é um fenômeno normal.

Sempre que o SO sofre uma atualização maior (de uma edição antiga para uma nova), ele automaticamente cria um diretório escondido em seu computador com uma série de arquivos que servem como backup para o caso de você querer restaurar o sistema para sua versão anterior.

Contudo, se você está seguro com o Windows 8.1, não há necessidade de manter esses documentos temporários ocupando espaço indevido em seu precioso HD. Eliminá-los de vez é mais fácil do que você imagina: basta entrar no diretório raiz do seu disco rígido (C:\) e procurar a pasta “Windows.old”. Apague-a permanentemente, segurando a tecla Shift e apertando o botão Delete.

Limpeza completa

Outra opção é utilizar o utilitário nativo “Limpeza de Disco” (ou “Disk Cleanup”, caso você esteja usando o Windows em inglês) para se ver livre desses arquivos desnecessários. É muito fácil utilizá-lo: ao ser iniciado, o programa já fará uma varredura completa no seu HD em busca de documentos que possam ser deletados.

Em seguida, o aplicativo apresentará uma lista com os resíduos encontrados divididos em diferentes “tipos” (páginas da web para leitura offline, relatórios de erros, arquivos temporários, logs etc.). Escolha aqueles que você quer que sejam apagados e clique no botão “Ok” para que a limpeza seja efetuada.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.