Cientistas transformam sinal de internet WiFi em energia elétrica

Imagem de: Cientistas transformam sinal de internet WiFi em energia elétrica

(Fonte da imagem: Reprodução/Duke University)

As conexões sem fio fazem parte de um dos grandes avanços que a tecnologia nos permitiu nas últimas décadas. Sem a necessidade de cabos, tornou-se mais fácil acessar sites e serviços a partir de diversos locais e em diversos aparelhos, sem que exista a necessidade de um ponto fixo para as conexões. Mas será que é possível transmitir algo além de dados com as conexões WiFi?

Pesquisadores da Universidade Duke (nos Estados Unidos) pensaram nessas possibilidades e chegaram a uma conclusão bem interessante. Eles criaram um sistema capaz de transformar o sinal de internet sem fio em energia elétrica. Isso mesmo! Estamos falando de um projeto que converte os sinais de micro-ondas dos dados em eletricidade — podendo ser utilizada para abastecer diversos aparelhos.

O dispositivo vai um pouco além e não se limita à utilização dos sinais de internet sem fio caseiras, pois consegue converter também os sinais de satélites, torres de sinal celular e vários outras fontes de ondas similares. Os responsáveis afirmam que vão continuar realizando pesquisas para que os projetos avancem cada vez mais e novas possibilidades sejam oferecidas.

Segundo os cientistas, o sistema é capaz de captar sinal de dados e convertê-lo em energia elétrica com tensão de 7,3 Volts. Em comparação com sistemas de carregadores USB, são 2,3 Volts a mais — uma vez que esses trabalham com cerca de 5 Volts. Você pode conferir uma explicação técnica completa sobre o projeto por este link (em inglês).

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.