Firefox OS: como simular o sistema operacional da Mozilla no PC

Imagem de: Firefox OS: como simular o sistema operacional da Mozilla no PC

(Fonte da imagem: Reprodução/The Fluffy Heads)

Com a ajuda de um complemento para o navegador Mozilla Firefox, você pode conhecer o sistema operacional desenvolvido pela empresa especialmente para dispositivos portáteis. Quem deseja ver como funciona o Firefox OS pode experimentar no próprio PC as funções e os mecanismos desse produto através de um simulador.

Para isso, a primeira coisa que você precisa fazer é instalar o add-on Firefox OS Simulator, disponível para download na página do Baixaki e pela central de complementos da Mozilla. O arquivo tem cerca de 50 MB — tamanho um pouco maior que a média das extensões, porque ele carrega uma versão simplificada do novo sistema operacional.

Com o complemento instalado, você pode simular o Firefox OS acionando o aplicativo através da seção “Desenvolvedor Web”, dentro da aba de menu principal do browser da Mozilla. Clique em “Firefox OS Simulator” e ligue o emulador arrastando o botão de “Stopped” para “Running”.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Uma nova janela do navegador aparece na tela, iniciando a simulação do sistema Firefox OS. A tela inicial tem uma configuração visual limpa e bonita, mostrando papel de parede, relógio, data e alguns atalhos para as funções mais básicas de um smartphone.

Apresentando o Firefox OS

Nessa primeira tela do aplicativo, você encontra, na parte inferior da interface, uma barra com acesso a alguns recursos do SO. É possível conhecer as ferramentas de discagem, de mensagem, agenda telefônica e navegação na internet.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Logo abaixo dessa barra, você encontra pequenos ícones que simulam os botões de um smartphone: “Home” fornece o rápido retorno à página principal do sistema; a figura de abas dá acesso aos aplicativos abertos; e a terceira tecla inicia a localização por GPS.

Deslizando a tela pelas laterais, você pode conhecer a lista de aplicativos e ferramentas disponíveis no Firefox OS. Além de ferramentas básicas como câmera, mapas e galerias de fotos, há seções para diversos canais de músicas, vídeos, games, esportes, entretenimento, TV, compras e o que mais você quiser configurar no seu aparelho.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Como esse sistema operacional é baseado na experiência de navegação na internet, muitos desses canais são versões para mobile de sites da internet, com aspecto e funcionalidades adequadas ao formato de tela de smartphones.

Mecanismos para aparelhos portáteis

É possível adicionar na interface links com os seus temas favoritos, entre inúmeras opções dentro de uma listagem de tópicos. Além disso, você pode conferir as notificações do sistema puxando uma aba da parte superior da interface. Entre as configurações que você pode comandar estão a conexão WiFi, o Bluetooth e o modo avião.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

É importante lembrar que esse complemento apenas simula a experiência de uso do Firefox OS para que você possa conhecer o mecanismo de navegação nesse sistema. Porém, algumas funções não são totalmente funcionais. A câmera e o telefone, por exemplo, apenas estão com os softwares presentes, mas não podem ser utilizados — até porque não existe uma conexão entre os computadores e as operadoras de telefonia móvel.

O Firefox OS Simulator serve para você conhecer o sistema destinado a aparelhos portáteis e ter uma ideia do que a Mozilla está preparando para esses clientes. Alguns bugs e erros de sistema ainda podem aparecer nesse aplicativo, e não se deve levar o complemento como uma versão final do produto.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.